sexta-feira, 28 de junho de 2013

Brasilândia reúne comissões da Pré-JMJ

Por Renata Moraes, pela Pascom Brasilândia e assessoria de comunicação regional
a
Na tarde do domingo, dia 23, as comissões paroquiais da Região Brasilândia se reuniram na Comunidade Missão Mensagem de Paz, em Pirituba, para acertar os detalhes finais da preparação para a Semana Missionária (Pré-JMJ), que acontecerá de 16 a 20 de julho.
a
Na reunião, que foi conduzida pela Comissão Executiva da JMJ na região, liderada pelo Padre Natanael Pires, assessor regional da juventude, houve a leitura e divis
ão entre as paróquias da Brasilândia dos 615 peregrinos já inscritos para a Semana Missionária. São jovens peregrinos de variados países, entre os quais: Venezuela, Índia, Síria, Argentina, Quênia, República Dominicana e Guatemala.
a
Também foi entregue aos representantes das comissões um manual prático para o voluntariado e o manual de instruções para a hospedagem dos jovens peregrinos, auxiliando no treinamento das pessoas que ajudarão na Semana Missionária.
a
Segundo o diácono João Paulo Rizek, responsável pela divisão dos peregrinos na região juntamente com a comissão executiva, algumas paróquias serão agrupadas para o acolhimento dos jovens estrangeiros. “As inscrições que recebermos nas próximas semanas serão divididas entre as paróquias que ainda não receberam os números de acolhidos, pois poderão ainda ser acrescidos outros peregrinos, cujas inscrições ainda não chegaram até nós”.
a
A programação da Semana Missionária já está completa e inclui orações, laudes, missas, tardes de louvor e de lazer, encontros com as comunidades, visitas a asilos e orfanatos e passeios culturais. Os jovens chegarão em 16 de julho e terão atividades paroquiais e setoriais nos dias 17 e 18. No dia 19, a região se reunirá no Parque Estadual do Jaraguá, para um dia de lazer e recreação, finalizando com missa e vigília no Santuário da Mãe Rainha de Schoenstatt, no Jaraguá.
a
Em entrevista à Pascom Brasilândia, padre Natanael enfatizou que “as expectativas são grandes para o nosso encontro regional no dia 19 de julho. Mesmo não recebendo o número de cem peregrinos por paróquia, estamos animados e motivados para a Semana Missionária. Os jovens que assumiram o compromisso desde o início estão animados e ansiosos, assim como as paróquias e famílias acolhedoras estão preparadas para receber os peregrinos”.
a
Em carta à Região Brasilândia, na última semana, dom Milton Kenan Junior, bispo auxiliar da Arquidiocese na região, agradeceu o empenho dos envolvidos nos preparativos da Semana Missionária, incluindo as famílias acolhedoras, e na ida dos jovens à JMJ. “Que Deus recompense a generosidade destas famílias com abundantes graças divinas!”.
a
O Bispo também convidou à participação na vigília regional, no dia 19, e à celebração de encerramento arquidiocesano da Pré-JMJ no dia 20 de julho. “Também neste momento, a presença dos jovens peregrinos, com os jovens de nossas comunidades, famílias acolhedoras, padres, religiosos e religiosas, diáconos, fiéis de nossas comunidades será muito significativa, uma demonstração de nosso compromisso com a nossa Arquidiocese na acolhida dos jovens”, expressou.

sexta-feira, 21 de junho de 2013

Dom Milton anuncia mudanças de párocos na Brasilândia

Redação Pascom Brasilândia
a
Em comunicado aos fiéis da Região Episcopal Brasilândia, na segunda-feira, dia 17, dom Milton Kenan Júnior, bispo auxiliar da Arquidiocese de São Paulo na Região Brasilândia, anunciou mudanças no clero regional, após ter ouvido parecer positivo da comissão de presbíteros da Brasilândia.
a
De acordo com o Bispo, as mudanças são para melhor atender as necessidades pastorais da região. Padre Cilto José Rosembach, até então pároco da Paróquia Santa Rita de Cássia, Setor Nova Esperança, será transferido para a Paróquia São José, Setor Perus, onde tomará posse em 7 de julho, às 19h. Acompanhará o padre Cilto, o padre Daniel Francis Mclaughlin, que será vigário paroquial.
a
A Paróquia Santa Rita de Cássia passará a ter como pároco o padre Adriano Robson Rodrigues, que até então estava a frente da Paróquia Santa Izabel - Santa Luzia, Setor Freguesia do Ó, cujo o nome do futuro pároco ainda será anunciado.
a
"Agradecendo à disponibilidade dos padres em acolher o pedido da Comissão Regional de Presbíteros, desejo-lhes frutuoso ministério nas paróquias que lhe são confiadas, devendo, no mais breve período estabelecer aqueles cujos ofícios exigem a posse canônica no mais breve tempo possível", expressou dom Milton.
a
Novas atribuições
a
No mesmo comunicado, dom Milton informou que o padre Jaime Izidoro de Sena, pároco da Paróquia São Judas Tadeu, também será o administrador paroquial da Paróquia Nossa Senhora do Carmo, Setor Nova Esperança; e que o padre Francisco Antônio Rangel de Barros, pároco da Santa Terezinha do Menino Jesus, Setor Pereira Barreto, é o novo assessor regional para o acompanhamento de Movimentos e Novas Comunidades.
a
Paróquia São Luis Montfort e padre Aécio
a
Dom Milton também informou que, assim como a Paróquia Santa Izabel – Santa Luzia, a Paróquia São Luís Maria Grignion de Montfort, Setor Jaraguá, terá o nome de um novo pároco comunicado em breve. Esta igreja está sem pároco desde a morte do padre Carlos Augusto da Costa (Neno) em maio.
a
O Bipo regional também informou que ao padre José Aécio Cordeiro da Silva, até agora pároco da Paróquia São José, Setor Perus, foi concedido um período de experiência missionária na Diocese de Floriano (PI).

quinta-feira, 13 de junho de 2013

Brasilândia faz envio de jovens à JMJ

Reportagem: Renata Moraes, pela Pascom Brasilândia
a
Na manhã do domingo, dia 9, a juventude da Região Brasilândia se reuniu na Paróquia São Luís Gonzaga, em Pirituba, para se despedir da réplica da cruz da JMJ e receber a benção de envio para a jornada que acontece em julho deste ano no Rio de Janeiro.
a
A peregrinação da réplica da cruz na região iniciou-se em 24 de junho de 2012, percorrendo por todas as paróquias e setores. A cruz é um dos símbolos da jornada, e a original foi entregue aos jovens de todo mundo pelo papa João Paulo 2°, em 1984, na praça de São Pedro, no Vaticano, por  ocasião do Ano Santo da Redenção.
 
 
a
A missa de domingo foi presidida por dom Angélico Sândalo Bernardino, bispo emérito de Blumenau (SC), que no início da celebração acolheu aos jovens, padres e a todos os fiéis com alegria e entusiasmo. “Quantos jovens lindos, das mais diversas paróquias, aqui estão para o envio à Jornada Mundial da Juventude e à despedida da cruz peregrina. Que beleza!”.  
 
 
 
 
a
Durante a homilia, dom Angélico fez menção ao Evangelho do dia, que apresenta as mães que choram a morte de seus filhos. “Têm muitos jovens morrendo hoje. Morrem vítimas da violência, das drogas, de desastres. É esta realidade de hoje, que a Mãe apresenta ao seu filho Jesus”.
a
O Bispo enfatizou a beleza dos jovens reunidos na celebração, que vivem a alegria de seguir Jesus Cristo e a sua vocação. “A juventude é o presente e o futuro deste país. Como é importante que tenhamos jovens alegres, sadios, discernindo a vocação a que Deus chamou”.
a
Dom Angélico também os aconselhou: “seja um jovem que trabalha, que estuda, que exerce a sua vocação. Deus quer que o jovem tenha dignidade. Amem-se uns aos outros. Respeitem-se.Ninguém tem o direito de ser feliz à custa da lágrima, da exploração religiosa, social, econômica, afetiva e sexual do outro”.
a
As vésperas da Semana Missionária e da JMJ, a Comissão Executiva e Organizadora da Semana Missionária da JMJ na Região está contente com os trabalhos realizados. “Já estamos caminhando para a fase final de preparação da Semana Missionária. Nesta semana, juntamente com dom Milton Kenan Júnior, visitamos alguns locais que farão parte da programação cultural, como, por exemplo, o pico do Jaraguá. Escolhemos o parque por apresentar uma história que tem tudo a ver com a história da nossa cidade e da região", enfatizou Fernando Baptista, da Comunidade Missão Mensagem de Paz e membro da comissão executiva da Jornada Mundial da Juventude.
a
Os jovens que participarão da jornada também estão alegres e motivados. Rene Rodrigues, da Paróquia Nossa Senhora do Retiro, partilhou seus anseios. “A expectativa é grande, além do encontro com o papa, poderemos participar das catequeses, conhecer novas pessoas, outras culturas, conhecer mais da nossa Igreja. E também com a Semana Missionária, em que vamos mostrar um pouco da nossa realidade e da nossa Igreja aos jovens de outros países”.
a
Em ação de graças, jovens da Paróquia São Luis Maria de Monfort apresentaram uma coreografia com o hino oficial da Jornada Mundial da Juventude.
a
No final da celebração, dom Angélico convidou todos os jovens ao altar e fez o envio a toda a juventude. “Ide e fazei discípulos entre todas as nações, seguir a Jesus, ser discípulo é a nossa maior alegria”. Em seguida, a cruz peregrina foi levada pelos jovens em procissão para a Comunidade Missão Mensagem de Paz.

quinta-feira, 6 de junho de 2013

CRP da Brasilândia faz apontamentos

Reportagem: Juçara Terezinha, pela Pascom Brasilândia
a
A Paróquia Santos Apóstolos, no Jardim Maracanã, sediou em 25 de maio, a terceira reunião do ano do Conselho Regional de Pastoral (CRP) da Região Brasilândia, coordenada pelo padre Valdiran Ferreira dos Santos, coordenador regional de pastoral.
a
Durante a atividade, houve o relato da dinâmica dos setores pastorais. No setor Cântaros, padre Edson Jorge Feltrin informou que há a intensificação de preparativos para ida à Jornada Mundial da Juventude, no Rio, e para a acolhida de peregrinos na Semana Missionária, embora ainda esteja sendo feita a listagem de voluntários.
a
Padre Carlos Ribeiro relatou que o conselho do setor Freguesia do Ó tem estudado o 11º Plano de Pastoral da Arquidiocese, bem como temas relativos à juventude. Já no setor São José Operário, percebeu-se a necessidade de ser organizado um projeto de comunicação e já estão sendo preparadas formações de comunicação nas paróquias. Também já estão sendo capacitadas pessoas para participação no intereclesial das CEBs, em janeiro de 2014, no Ceará.
a
Padre Cilto José Rosembach, assessor da Pascom regional, fez esclarecimentos sobre o processo de elaboração do diretório nacional da comunicação, documento ainda em análise, e que, segundo ele, será bem orientador para o trabalho pastoral. Já o padre Jaime Estevão Gomes comentou sobre a formação das equipes de Batismo, lembrando que neste ano já foram realizados dois encontros.
a
Outro assunto em destaque foram os encaminhamentos para a aplicação efetiva do 11º Plano de Pastoral na região. Assim como em reuniões anteriores, voltou-se a enfatizar que o plano deve estar em uma linguagem mais popular e tal qual o Documento de Aparecida, deve apontar as grandes linhas de ação pastoral. Foi recordado que cabe à região, às paróquias, pastorais, movimentos eclesiais desenvolverem uma metodologia participativa e popular para um bom planejamento, o que deve ser iniciado pelo estudo de tais documentos. Houve ainda críticas de que o 11º plano pouco analisa a cidade de São Paulo, falta uma delimitação de público e linhas de ação efetiva.
a
Por fim, comentou-se sobre um projeto de formação regional que está sendo articulado pelo padre Antonio Leite, o cônego Antônio Manzatto, o diácono Franco Abelardo e dom Angélico Sândalo Bernardino, bispo emérito de Blumenau (SC). Até dezembro deste ano, haverá formação para os monitores do Instituto de Teologia da Região Brasilândia (Itebra) e em 2014 será reaberta a escola de teologia para leigos.
a
Durante a reunião definiu-se a data da próxima semana teológica, entre os dias 21 e 23 de outubro, com detalhamentos a ser definidos.

Acessos