sábado, 2 de agosto de 2008

Uma Região em Formação Litúrgica

por Juçara Terezinha Zottis, jornalista e colaboradora da Pascom.

A Região episcopal Brasilândia promoveu de 28 a 31 de julho a 2º semana de formação de lideranças de 2008 com o tema: “1ª Carta de São Paulo ao Corintios”. O trabalho de assessoria foi feito pela equipe do Centro Bíblico Verbo Divino.

A Região estava organizada em quatro núcleos: paróquias do setor São José Operário e Freguesia do Ó - Igreja Mãe de Deus; paróquias do setor Nova esperança e Cântaros - Igreja Santo Antonio da Brasilândia; paróquias dos setores Pereira Barreto e Jaraguá - Igreja São Luiz Gonzaga; e paróquias do setor Perus, Igreja Santa Rosa de Lima.

Em média, cerca de 200 pessoas por núcleo. Ao todo, participaram mais de 800 pessoas que tomaram a Bíblia nas mãos e estudaram durante as quatro noites de formação. Foi um momento de grande alegria, de fortalecimento na fé. A metodologia utilizada proporcionou a participação, e as pessoas sentiram-se animadas e encorajadas para continuar a caminhada.

O Pe. Shigeyuki Nakarose, assessor do núcleo na Brasilândia, disse que a bíblia é o grande espelho que se vê a nossa vida, ela é uma luz que mostra o rosto de Deus. Na bíblia temos a caminhada do povo de Israel e a caminhada dos primeiros cristãos. O povo se identifica com a formação bíblica porque seu pedaço de vida está na bíblia, o povo busca a formação porque se sente filho(a) de Deus.

Joice Cristini, de 26 anos, casada, integrante da pastoral do crisma na paróquia Nossa Senhora do Carmo, Cruz das Almas , destaca que a semana de formação orientou como Paulo conduzia a comunidade de Corinto. “Ele soube mudar o pensamento da comunidade. Eu gosto de Paulo e do tema. Achei interessante a história da comunidade de Corinto”, afirma.

Íris Ceia, da paróquia Bom Pastor, Jardim Carumbé, ministra da palavra e do batismo, diz o que achou da semana. “Saio mais incentivada e renovada para dar mais importância à leitura bíblica em grupo. Assim todos poderão conhecer mais a bíblia e valorizar mais a Palavra de Deus em suas vidas. Achei a semana ótima, quem não veio perdeu muito” enfatiza.


SAIU NA FOLHA DE SÃO PAULO:

Nenhum comentário:

Acessos