sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

Pascom Brasilândia: ainda mais presente em 2010

Por Daniel Gomes, pela Pascom Brasilândia

A equipe da Pascom Brasilândia reuniu-se pela primeira vez neste ano, no sábado, 13 de fevereiro. No encontro, realizado na paróquia Nossa Senhora Mãe e Rainha, setor Jaraguá, e prestigiado pelas lideranças daquela Igreja, estiveram em pauta, as reflexões sobre o Muticom 2010, a participação da equipe no 1° Congresso de Leigos da Arquidiocese, além da apresentação das novidades no Blog da Pascom e as temáticas a serem tratadas com o novo bispo Região, dom Milton Kenan Júnior.

A reunião foi iniciada com um balanço sobre o Muticom 2010. Padre Cilto José Rosembach, representante da equipe no evento, motivou a leitura da carta de Porto Alegre e destacou as abordagens que podem ser aplicadas no trabalho pastoral de comunicação na Brasilândia, como “dar voz” aos silenciados da história, homens e mulheres atuantes no dia a dia das comunidades, mas sem poder de voz.

Cilto lembrou que a Igreja deve se atentar ao murmúrio desses silenciados, pois a cidadania plena só acontece quando o ser humano pode se comunicar. O padre destacou ainda que a experiência do Muticom mostrou que a integração multicultural é um dos grandes desafios da comunicação. Por fim, Cilto sugeriu que o conteúdo da carta de Porto Alegre seja disponibilizado e trabalhado em pequenos programas de rádio.

Outro ponto abordado na reunião foi a participação da equipe da Pascom no 1° Congresso de Leigos da Arquidiocese de São Paulo. Por consenso entre os presentes, definiu-se que o coordenador da Pascom Brasilândia, Anderson Braz será o representante pela Brasilândia no grupo de comunicação do Congresso, e poderá ser auxiliado pela estudante de jornalismo Karla Maria Souza, das CEBs regional. A equipe lamentou que não tenha havido uma divulgação antecipada sobre o evento, mas se coloca a dispor da Arquidiocese para auxiliar nas comunicações das atividades.

Na reunião também foram apresentadas informações e novidades sobre o Blog da Pascom Brasilândia. O moderador, o jornalista Daniel Gomes, lembrou que em 19 de fevereiro o Blog completará a marca de 100 atualizações na página principal e que em janeiro houve aprimoramentos, com a troca do logotipo de apresentação do blog e a criação da sessão “Eixo-Temático”, destinada à publicação de artigos sobre temas gerais que priorizem uma abordagem de reflexão social e comunitária.

Ainda sobre o Blog, foi feita a avaliação da transmissão da missa de acolhida de dom Milton, em 06 de fevereiro, na paróquia São Luis Gonzaga e preparada a estrutura para a cobertura em tempo real (ao vivo) da celebração de Abertura da CF na Região Brasilândia, no domingo, 21 de fevereiro a partir das 13h45. O moderador anunciou também que a partir de março o Blog terá uma sessão exclusiva para fotos de eventos das paróquias, comunidades e pastorais.

A equipe da Pascom Brasilândia também aproveitou a reunião para definir uma pauta de temas a serem tratados com o novo bispo regional, dom Milton Kenan Júnior, em data já agendada. A proposta é que a equipe se apresente ao bispo, relate o trabalho que realiza, discuta o andamento de ações atuais como o envio de notícias para o jornal O São Paulo e atualização do Blog da Pascom, e sugira propostas de comunicação regional, especialmente em suportes web – sites, blogs, orkut , e-mail, entre outros.

Ao final da reunião, foram repassadas as datas de cursos que a Pascom Brasilândia promoverá nos próximos quatro meses e informado que ao término da celebração da Abertura da CF na Região haverá a distribuição de panfletos de divulgação sobre o Blog da Pascom e suas múltiplas possibilidades de uso para as comunidades da Brasilândia. A próxima reunião da equipe ficou agendada para sábado, 13 de março, às 9h, na paróquia Nossa Senhora Mãe e Rainha, Setor Jaraguá.

Nenhum comentário:

Acessos