sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Festa da Unidade encerra etapa regional do Congresso Arquidiocesano de Leigos

por Daniel Gomes, pela Pascom Brasilândia
a
A Região Episcopal Brasilândia realiza no sábado, 28 de agosto, na paróquia São Luis Gonzaga, setor Pereira Barreto, a Festa da Unidade 2010, missa solene anual que celebra a união das comunidades, paróquias e setores pastorais a serviço da Igreja. Este ano, a atividade será especial, pois marca o término da etapa regional do 1° Congresso de Leigos com o envio dos delegados da Brasilândia para as oficinas arquidiocesanas que acontece nos meses de setembro e outubro.
a
Desde 05 de junho, data da primeira das 15 oficinas regionais, mais de 1.200 leigos participaram das discussões sobre os rumos que a Igreja Católica em São Paulo pode seguir, na busca por uma evangelização mais abrangente, acolhedora e participativa, que não se restrinja aos limites do templo de celebração.
a
No decorrer das oficinas e também dos encontros paroquiais, os leigos da Brasilândia sinalizaram que a Igreja precisa estar atenta à realidade que a cerca. Os participantes apontaram situações que têm reduzido o impacto das recomendações da Igreja, como a pouca participação dos leigos batizados nos processos de organização popular, excesso de individualismo e competitividade das religiões no mundo do trabalho, despolitização das lideranças e falta de ardor coletivo para exigir que os políticos cumpram com as responsabilidades públicas inerentes ao cargo que ocupam.
a
Muitos leigos também aproveitaram as oficinas para alertar sobre a degradação do meio ambiente - como a polução das águas, esgotos a céu aberto e falta de uma política de reciclagem eficaz; e para a necessidade de aprimoramentos nos serviços públicos de saúde. Houve ponderações também sobre as situações de injustiças, que dificilmente serão solucionadas apenas com doações aos necessitados, e que precisariam de atitudes mais efetivas que levem à emancipação de cada pessoa.
a
Ao olhar para a Igreja Católica na Região Episcopal Brasilândia, os leigos manifestaram a necessidade de melhorias na gestão de comunicação, interna e externamente, solicitaram aprimoramentos nos processos de iniciação cristã, alertaram que é preciso renovar periodicamente as lideranças, pediram por maior difusão e freqüência das formações regionais e evidenciaram que o jovem ainda está distante da vida cristã, o que ocasiona impactos negativos em toda a sociedade.
a
Após a realização de cada uma das oficinas regionais foi elaborada uma síntese de reflexões e propostas que serão encaminhadas às oficinas arquidiocesanas, onde serão debatidas a luz de orientações de documentos e diretrizes da Igreja. A Região Brasilândia terá 10 delegados em cada uma das oficinas arquidiocesanas. O envio destes será realizado na missa da Festa da Unidade que acontece no sábado, 28 de agosto, às 15h, na paróquia São Luis Gonzaga, localizada na Praça Dom Pedro Fulco Morvidi, 1, Vila Pereira Barreto, Pirituba. A celebração será transmitida ao vivo (tempo real) pelo Blog da Pascom Brasilândia.

Nenhum comentário:

Acessos