sexta-feira, 21 de março de 2014

Pastoral da Mulher realiza 24º encontro celebrativo

Por Renata Moraes, pela Pascom Brasilândia
a
O domingo, 16, foi o dia de as mulheres da Brasilândia se reunirem na Paróquia Santos Apóstolos, no Jardim Maracanã, para celebrar o Dia Internacional da Mulher. Em sua 24º edição, o encontro foi marcado por momentos de arte, mística, música, formação política e social.
a
Inicialmente, a vice-prefeita da cidade de São Paulo, Nádia Campeão, discursou às mulheres. Em entrevista à Pascom Brasilândia, a vice-prefeita falou sobre as principais reivindicações e lutas das mulheres.
a
“Já tivemos avanço em diversas áreas, mas ainda há muito que precisa ser feito, como, por exemplo, o aumento do número de creches para atender às crianças e às mulheres trabalhadoras; na área da saúde, promover um atendimento de qualidade, principalmente na prevenção ao câncer. E também o combate à violência contra a mulher. Essas são hoje as principais demandas das mulheres na cidade de São Paulo”, afirmou Nádia.
a
O filosofo Sérgio Barbosa, coordenador do Coletivo Feminista Laço Branco, explanou sobre a violência contra a mulher, e falou em especial aos homens presentes. “A violência contra as mulheres é uma questão social e histórica. A emancipação delas e a conquista dos seus direitos causaram em alguns homens o despertar da violência, por se acharem ‘donos’ delas. O trabalho do coletivo feminista Laço Branco é sensibilizar esses homens, informá-los de que a mulher tem os mesmos direitos que eles".
a
E os homens também estiveram no encontro: os membros da Comunidade Cristo Ressuscitado, da Paróquia Nossa Senhora Aparecida, de Vila Souza, foram os responsáveis pelo almoço e também ajudaram na animação.
a
O final do encontro foi marcado pela celebração da Eucaristia, presidida pelo bispo auxiliar da Arquidiocese na Região Brasilândia, dom Milton Kenan Júnior. Em ação de graças, foram apresentados ao altar, cartazes com os nomes de mulheres que fizeram história: Nhá Chica, Escrava Anastácia, Luiza Maria, Zilda Arns, Irmã Dorothy Stang e a presença da Mãe Maria: Nossa Senhora Aparecida.
a
Foto: Juçara Terezinha

Nenhum comentário:

Acessos