quinta-feira, 10 de abril de 2014

Brasilândia faz Jornada Regional da Juventude

Por Renata Moraes, pela Pascom Brasilândia
a 
Um encontro para reunir a juventude da Região Brasilândia e reviver a experiência da Semana Missionária e da Jornada Mundial da Juventude de 2013, foi o convite feito pelo Setor Juventude da Região e prontamente atendido pelos jovens.
a 
A Jornada Regional da Juventude, aconteceu na noite do sábado, 5 de abril, na Comunidade Missão Mensagem de Paz, em Pirituba. Reunidos com dom Milton Kenan Júnior, bispo auxiliar da Arquidiocese na Região Brasilândia, os participantes tiveram um momento para celebrar o Dia Mundial da Juventude 2014, que será, em nível arquidiocesano, no domingo, 13 de abril, na celebração de Domingo de Ramos.
a 
O início do evento foi marcado com a presença de Lorenzo Nacheli, missionário do SERMIG - Fraternidade da Esperança. Os jovens puderam conhecer um pouco do trabalho do Arsenal da Esperança, que acolhe, mensalmente, 1.200 homens em situação de rua.
a
Os participantes foram convidados a debater como está o andamento dos grupos de jovens a que pertencem e como estão as ações após a participação da Jornada Mundial da Juventude, sobretudo nos temas da Oração, da Ação e a Formação.
a 
Na plenária, eles expressaram que é necessário usar a criatividade para evangelizar; usar as redes sociais, mas também ir ao encontro pessoal daqueles que estão fora da Igreja; ter mais união entre os diversos grupos e carismas e intensificar os momentos de intimidade com a Palavra de Deus. Serem os protagonistas da evangelização.
a 
Embalados por músicas dançantes, no estilo "Cristoteca", os jovens tiveram um momento de descontração, animados pelo Ministério de Música Missão Mensagem de Paz. Testemunhos dos diversos carismas presentes foram dados.
a 
“Ser sal da terra e ser luz do mundo”, dizia o jovem Rafael (sobrenome não identificado), da Paróquia Nossa Senhora das Graças, ao expor a realidade da juventude em seu bairro. Os jovens Fabrício e Lizandra (sobrenome não identificado), contaram um pouco do trabalho que fazem com a Pastoral de Rua, da Comunidade Aliança de Misericórdia. O último testemunho foi da irmã Clara Etelvina Amadio, da Congregação Escolares de Nossa Senhora, que, aos 82 anos, trabalha no desenvolvimento espiritual, social e educativo da juventude do Jardim Elisa Maria, na periferia da zona noroeste.
a 
Durante o evento, dom Milton falou aos jovens sobre a mensagem do papa Francisco para Dia Mundial da Juventude 2014: “Felizes os pobres em espírito, porque deles é o Reino do Céu” (cf Mt 5,3). O Bispo expressou gratidão em estar reunido com os jovens: “Encontrar-me com vocês é sempre uma grande alegria, alimenta a minha alma e a minha missão”.
a 

Em entrevista, dom Milton mencionou que o evento ultrapassou as expectativas, com um número qualitativo de jovens, e com grande enriquecimento espiritual para todos. O final do encontro foi marcado pela Adoração ao Santíssimo Sacramento.

Nenhum comentário:

Acessos