sexta-feira, 13 de março de 2009

Blog da Pascom: comunicação católica alternativa

Em 07 de março de 2008, lançamos o blog da Pastoral da Comunicação da Região Brasilândia. Sabíamos que o desafio era enorme: retratar os acontecimentos das comunidades da nossa Região – em texto, imagem e som - dar voz aos grupos sociais, fomentar debates e prestar serviços, não seria uma missão fácil.

Na medida do possível e dentro das limitações de um blog – se comparado aos recursos oferecidos por site - nos permitimos experimentar linguagens. O primeiro “tubo de ensaio” foi agregar em um blog, outros blogs para, em certa medida, fazer do blog da Pascom uma espécie de site de comunicação católica alternativa. Aos poucos, agregamos um espaço para colocar fotos, já temos um canal para divulgação de áudio e esperamos, em breve, lançar um link para vídeos.

Com as atualizações dessa semana, contabilizamos 50 semanas no ar, com diversas reportagens, notas informativas sobre eventos das comunidades, prestação de serviços e algumas enquêtes. Falamos principalmente das ações “intramuros da igreja”, mas nunca deixamos de olhar para o lado de fora: cobrimos a manifestação em Perus contra o Lixão; criticamos algumas medidas absurdas do executivo municipal, como o corte no orçamento para 2009; relatamos a movimentação de grupos de resistência como o MST; alertamos para o descaso das autoridades com os grupos indígenas; denunciamos a caça de votos em algumas comunidades durante o período eleitoral; enfim, fizemos um jornalismo cristão e não apenas “igrejeiro”.

O blog da Pascom Brasilândia é apenas uma pequena parte das ações da Pascom em nossa Região. A principal função da Pascom não é gerir meios de comunicação, como este blog, mas facilitar os procedimentos de comunicação nas comunidades – como bem apontado por quase 60% dos internautas que participaram da nossa enquête em fevereiro.

Em 2009 seguiremos trabalhando e esperamos contar com a ajuda dos grupos de Pascom das paróquias e comunidades. A equipe da Pascom Regional ainda é pequena, temos muitos projetos, mas faltam pessoas para assumi-los. Desde já convidamos os interessados em ingressar na Pascom a participarem do encontro regional que a pastoral promoverá em 28 de março na Cúria Regional. Inscreva-se, pelo e-mail pascombras@gmail.com

Nenhum comentário:

Acessos