sexta-feira, 22 de maio de 2009

A Brasilândia e o Dia Mundial das Comunicações

Em 24 de maio, a Igreja Católica celebra o 43° Dia Mundial das Comunicações Sociais. Na Arquidiocese de São Paulo, a data será refletida em uma mesa de debates, com a presença do cardeal dom Odilo Pedro Scherer, e em missa na Catedral da Sé (veja mais em notícias das paróquias, comunidades e pastorais).

A temática do Dia Mundial das Comunicações Sociais deste ano - “Novas tecnologias, novas relações. Promover uma cultura de respeito, diálogo e amizade” – destaca um dos pilares das atividades das equipes de Pascom na Brasilândia: o trabalho com novas mídias que gera promoção de dignidade humana.

Por meio do uso das ferramentas de comunicação digital (sites, blogs, e-mail, entre outros), as equipes de Pascom da Região têm dado importantes passos como o envio constante de informações, via e-mail, para diversos veículos de comunicação, regionais ou eclesiais, e a produção de conteúdo no suporte digital. Merecem menção, o serviço noticioso que a Pascom Brasilândia realiza há mais de três anos para o jornal “O São Paulo” e a criação de suportes digitais que sempre apresentam novos conteúdos, como os sites das paróquias São Luís Gonzaga e São Judas Tadeu e os blogs da Pastoral Afro e Blog da Pascom Brasilândia.

Essas iniciativas contemplam a postura dos cristãos, recomendada pelo Papa Bento XVI, diante da comunicação digital: promover dignidade humana e uma maior interação entre os homens a partir do suporte digital.

O Santo Padre alerta, no entanto, que essa relação on-line não deve sobrepor-se às relações cotidianas. “Seria triste se o nosso desejo de sustentar e desenvolver on-line as amizades fosse realizado a custa de nossa disponibilidade para a família, para os vizinhos e para aqueles que encontramos na realidade do dia a dia (...) quando o desejo da ligação virtual se torna obsessivo, a conseqüência é que a pessoa se isola, interrompendo a interação social real e isto acaba por perturbar também as formas de repouso, de silêncio e de reflexão necessárias a um são desenvolvimento humano”, diz o Papa Bento XVI em mensagem para o 43° Dia Mundial das Comunicações Sociais.

Na mensagem, o Papa também convoca os cristãos a utilizarem os novos suportes de comunicação como instrumentos de inclusão social e digital dos menos favorecidos. “Seria um grave dano para o futuro da humanidade, se os novos instrumentos de comunicação, que permitem partilhar saber e informações de maneira mais rápida e eficaz, não fossem tornados acessíveis para àqueles que já são econômica e socialmente marginalizados ou se contribuíssem apenas para incrementar o desnível que separa os pobres das novas redes que se está a desenvolver ao serviço da informação e socialização humana”, afirma o Papa Bento XVI.

Com o uso das novas tecnologias para tecer relações e construir uma cultura de respeito, diálogo e amizade, as atividades de Pascom na Região Brasilândia progridem e motivam a formação de novas equipes da pastoral, como as recém-montadas nas paróquias Nossa Senhora da Expectação (Setor Freguesia do Ó) e Paróquia Mãe Rainha (Setor Jaraguá).

Nenhum comentário:

Acessos