sexta-feira, 15 de maio de 2009

Liturgia é destaque na Brasilândia

por Juçara Terezinha, jornalista e integrante da Pascom Brasilândia

A Região Episcopal Brasilândia realizou de quatro a sete de maio a Semana Regional de Formação com a temática da liturgia. Aconteceram, simultaneamente, encontros em quatro setores da Região e no total mais de 500 pessoas estiveram presentes.

As atividades foram assessoradas por Márcio Antônio de Almeida, mestrando em música e membro da equipe de reflexão de música litúrgica da CNBB; Gabriel Frade, mestre em liturgia pela Pontifícia Universidade Assunção; Padre Rui Melati, especialista em liturgia e responsável pelo Diretório Litúrgico da CNBB; e pelos graduandos em teologia, Fabiana Sousa e Eurivaldo Silva Ferreira.

A semana de formação abordou os temas “Teologia e Espiritualidade”, “Espaço Litúrgico”, “Partes Fixas da Missa” e “Rubricas na Celebração Eucarística”. Os assessores falaram de aspectos importantes para que as celebrações litúrgicas possam ser encarnadas na realidade na qual vivem as pessoas.

Nos quatro dias de formação, houve um consenso de que as celebrações devem estar em sintonia com o tempo litúrgico da Igreja e entrelaçadas com a vida das comunidades. Também foi lembrado que muitas vezes as celebrações viram mero espetáculo, com representações, encenações e pessoas dão shows que não ajudam no ato de celebrar.

Outro elemento enfatizado foi o ambiente litúrgico, que deve estar bem preparado, independente do lugar. É um espaço de ouvir a palavra, partilhar e reassumir o compromisso de lutar para todos tenham vida digna.

Nenhum comentário:

Acessos