sexta-feira, 19 de junho de 2009

A meia inauguração do Viaduto do Jaraguá.

Com seis meses de atraso em relação ao prometido em campanha eleitoral, o prefeito Gilberto Kassab, ao lado do governador José Serra, inaugurou na terça-feira, 16 de junho, a primeira parte do Viaduto do Jaraguá, com tráfego no sentido Parque das Nações/ Jaraguá. Cerca de 200 pessoas assistiram a inauguração.

A obra, uma reivindicação dos moradores, transeuntes e motoristas há mais de 40 anos, foi iniciada em 1999, paralisada posteriormente por problemas no projeto original e retomada em 2005. Com a inauguração de metade do projeto, o trânsito na região melhorou sensivelmente, mas os motoristas que trafegam no sentido Jaraguá/Parque das Nações (aproximadamente 2.500 veículos ao dia) ainda esperam, em média, cinco minutos para atravessar a cancela próxima à Estação Jaraguá da CPTM.

No discurso de inauguração, o prefeito Gilberto Kassab garantiu que o segundo viaduto será entregue até novembro. Porém, a previsão do governo do estado para o término das obras é dezembro. A construção do Viaduto está orçada em R$ 11,3 milhões, e inclui as adaptações nas vias do entorno, como a Avenida Dr. Filipe Pinel e a Estrada de Taipas.

Histórico de atrasos

Ainda que seja digno de menção honrosa, o cumprimento da primeira etapa das obras não significa o término do viaduto e a população deve estar atenta aos atrasos na finalização dos trabalhos. Conforme dados da Subprefeitura de Pirituba/Jaraguá, o primeiro “lado” do Viaduto deveria ter sido entregue em dezembro de 2008, com circulação nos dois sentidos até o término da segunda via. Porém, a inauguração só foi realizada seis meses depois e com a circulação em sentido único, justificada pela prefeitura como medida de segurança. Novembro ou dezembro são os prazos para o término do Viaduto. Estamos atentos aos prazos.

Nenhum comentário:

Acessos