sexta-feira, 30 de outubro de 2009

A expansão da “Blogosfera Brasilândia”

por Daniel Gomes, jornalista e moderador do Blog da Pascom

Uma pesquisa divulgada em junho deste ano, pela Blogger.com, detentora do domínio Blogspot, apontou que o Brasil já é o segundo país em quantidade de blogs no mundo: só perde, me números absolutos, para os Estados Unidos.

Essa recente ferramenta de comunicação via internet tem se mostrado uma excelente alternativa para a comunicação na igreja e nos movimentos sociais. Na Região Episcopal Brasilândia, o Blog da Pascom, lançado em 07 de março de 2008, e o Blog da Pastoral Afro (http://pastoralafrobrasilandia.blog.terra.com.br/), colocado ao ar no mesmo ano, foram os pioneiros nessa vertente de comunicação pastoral.

Na última semana, a Blogosfera – neologismo para o conjunto de blogs – da Região Brasilândia ganhou mais um integrante: o Blog das CEBs Brasilândia, criado e moderado pela estudante de jornalismo e integrante da Pascom, Karla Maria Souza.

Em http://cebsbrasilandia.blogspot.com/ o internauta encontra textos e entrevistas feitas pela comunicadora ao longo da caminhada pastoral que desenvolve junto às CEBs, além de outros artigos de aprofundamento. “No blog estão alguns textos do 12° Intereclesial, entrevistas com Sérgio Coutinho, assessor pela CNBB e Dom Angélico, bispo emérito de Blumenau, além de outras atividades das CEBs. Há também material do Dirceu Benincá, padre, doutorando em Ciências Sociais da PUC-SP, que acompanha e assessora as comunidades pelo Brasil e ainda do Jaime C. Patias, diretor da Revista Missões, mestre em comunicação”, destaca a moderadora.

A Blogosfera da Região Brasilândia também ainda mais um novo integrante: é o blog Juventude Santa Fé (http://juventudesantafe.blogspot.com/) mantido por estudantes do curso de comunicação digital do Centro Pastoral Santa Fé, localizado no bairro do Anhanguera. No espaço, os estudantes relatam experiências vividas em atividades internas e externas ao Centro Pastoral e divulgam o cronograma de atividades internas, além do calendário de vestibulares.

Nenhum comentário:

Acessos