sexta-feira, 9 de abril de 2010

82% das paróquias na Brasilândia já têm comissões para o Congresso de Leigos

Por Daniel Gomes, pela Pascom Brasilândia

As comissões paroquiais para as atividades do 1° Congresso Arquidiocesano de Leigos estão formadas em 82% das paróquias da Região Episcopal Brasilândia, informou na quinta-feira, 08 de abril, a secretaria da Cúria Regional.

Todas as paróquias dos setores Cântaros, Jaraguá e São José Operário montaram comissões de trabalho dentro do prazo previsto, março de 2010, como recomenda o Manual do Congresso de Leigos. Nos setores Nova Esperança e Pereira Barreto, apenas uma paróquia, uma em cada setor, não entregou a listagem dos integrantes da comissão. No setor Perus, duas paróquias ainda precisam montar comissões para o Congresso, mesma realidade de outras três paróquias do setor Freguesia do Ó. (Veja no final da reportagem a relação das paróquias que já montaram comissões).

O fato de 28 paróquias, 03 áreas paroquiais e 01 pró-paróquia já terem formado comissões paroquiais mostra o comprometimento da Brasilândia com o 1° Congresso Arquidiocesano de Leigos. Cada comissão é formada pelo pároco ou administrador paroquial, dois representantes do conselho pastoral paroquial, quatro integrantes das pastorais ou movimentos e um representante de cada comunidade da paróquia, o que deve ser a grande força do Congresso na Brasilândia, onde há 160 comunidades.

Entre as atribuições dos participantes está a participação no retiro do Congresso de Leigos, que acontecerá simultaneamente nas seis regiões episcopais da Arquidiocese de São Paulo, no domingo, 18 de abril. Na Brasilândia, a atividade será na Creche Menino Jesus (Rua Antonieta Leitão, 375, Freguesia do Ó – próximo à paróquia N. Sra. da Expectação), a partir das 8h, quando haverá esclarecimentos sobre o Congresso, plenária para opiniões dos leigos e uma palestra de dom Angélico Sândalo Bernardino, bispo emérito de Blumenau, sobre o papel do leigo na Igreja.

Os integrantes das comissões paroquiais, bem como todos os interessados em colaborar na divulgação do Congresso, poderão ainda participar, no sábado, 17 de abril, de uma formação sobre linguagens, montagem de textos e processo de atualização de sites e blogs, em curso que será promovido pela Pascom Brasilândia, em parceria com a subcomissão central de comunicação e divulgação do 1° Congresso de Leigos. A atividade acontece na Associação Cantareira (Rua Jorge Pires Ramalho, 71, Vila Isabel) das 9h às 12h.

A programação do 1° Congresso de Leigos prevê ainda que os integrantes das comissões paroquiais sejam devidamente instruídos sobre o evento e ajudem a divulgá-lo em âmbito paroquial e em todos os grupos sociais (escolas, empresas, famílias etc), Eles devem também formar grupos de reflexão sobre o Congresso. A comissão central recomenda que até o final de maio cada paróquia na Arquidiocese de São Paulo realize um Encontro Paroquial de Leigos. Informe-se na secretaria da paróquia que você freqüenta e participe do Congresso.

PARÓQUIAS EM QUE JÁ HÁ COMISSÕES FORMADAS:

Setor Cântaros: todas as quatro paróquias: Bom Pastor, Santa Terezinha, São Francisco de Assis e São José Operário.

Setor Jaraguá: todas as quatro paróquias: N. Sra. da Conceição, N.Sra. da Paz, N. Sra. Mãe e Rainha e São Luis M. G. de Montfort.

Setor São José Operário: todas as seis paróquias: Cristo Ressuscitado, Espírito Santo, Imaculado Coração de Maria, N.Sra. Aparecida, Santos Apóstolos e Área Paroquial Nossa Senhora e Sant´Ana.

Setor Freguesia do Ó: quatro das sete paróquias já tem comissões: Bom Jesus dos Passos, N.Sra. da Expectação, N. Sra. Mãe de Deus e São José.

Setor Nova Esperança: três das quatro paróquias já formaram comissões: N.Sra. do Carmo, Sta Rita de Cássia e São Judas Tadeu.

Setor Pereira Barreto: sete das oito paróquias já tem comissões: Cristo Libertador, N.Sra. Aparecida, N.Sra. das Dores, Área Paroquial Santo Antônio, N.Sra. do Retiro, N.Sra. do Rosário de Fátima e São Luís Gonzaga.

Setor Perus: quatro das seis paróquias já montaram comissões: Cristo Rei, Pró-Paróquia Santo Agostinho, Paróquia São José e Área Paroquial Santíssima Trindade.

Nenhum comentário:

Acessos