sexta-feira, 2 de abril de 2010

Brasilândia abre-se ao 1° Congresso de Leigos

Por Daniel Gomes, pela Pascom Brasilândia

Questionar os porquês das ações da Igreja é um dos atributos mais marcantes das lideranças da Região Brasilândia. E não poderia ser diferente com a chegada do 1° Congresso Arquidiocesano de Leigos, evento central nas comunidades, paróquias e pastorais da Arquidiocese de São Paulo, no ano de 2010.

Na última reunião do Conselho Regional de Pastoral, em 27 de março, a participação da Região no Congresso esteve em destaque. Algumas lideranças mostraram clara preocupação com o andamento das atividades, diante do calendário proposto, e também criticaram a linguagem pouco acessível do material explicativo do Congresso. Da mesma forma, houve questionamentos sobre a não-consulta das lideranças da Região durante a elaboração da metodologia de trabalho do evento.

Dom Milton Kenan Júnior, bispo regional, e padre Jaime Izidoro de Sena, coordenador de pastoral, convergiram para a resposta de que a maioria das lideranças da Região foi comunicada sobre o Congresso só no começo de 2010, e desde então, tem se empenhado para viabilizá-lo. De fato, como informam integrantes dos grupos de coordenação do Congresso, as reuniões deliberativas acerca das atividades em nível arquidiocesano foram realizadas apenas nos últimos dias de 2009, e definiram regulamentos, comissão central e equipe executiva. As reuniões contaram com a representatividade de todas as regiões, mas a "correria inicial" parece ter afetado um melhor planejamento.

"Águas passadas, não enchem rios" e o Congresso já começou. Por isso, as pastorais, movimentos, comunidades e paróquias da Brasilândia já se mobilizam para participar intensamente deste momento único que visa responder à ausência de uma atuação mais freqüente dos leigos no ambiente eclesial e "repensar o lugar e a função dos leigos e leigas, bem como repensar a igreja e o uso da palavra", como destacou padre Antônio Manzatto, que compõe a subcomissão de assessoria teológica do Congresso.

Algumas ações concretas estão em curso na Brasilândia. Na Escola de Teologia e Pastoral, ETEP, já houve o estudo do manual do 1° Congresso de Leigos; em reuniões setoriais e paroquiais o evento tem sido divulgado e já há formações de comissões paroquiais para o andamento dos trabalhos.

A Pascom Brasilândia, assim como toda a Região, também se abre para as atividades do 1° Congresso de Leigos. No sábado, 17 de abril, a equipe da Pastoral ministrará uma manhã de formação para leigos, religiosos e padres que queiram tornar-se produtores e moderadores de conteúdo para o site do Congresso O evento será na Associação Cantareira, Rua Jorge Pires Ramalho, 71, Vila Isabel, a partir das 9h. A atividade é aberta a todos.

Para saber mais sobre o 1° Congresso de Leigos acesse www.congressodeliegos.org.br e confira todas as notícias do evento, saber das últimas ações nas seis regiões episcopais da Arquidiocese de São Paulo e ainda relatar seu testemunho de fé, bem como interagir com a equipe organizadora do Congresso. Participe ativamente do Congresso em sua comunidade, paróquia, pastoral ou movimento. Sem a colaboração de todos os fiéis e homens de boa vontade, a voz do leigo católico não será ouvida. Faça a diferença como cristão!

Nenhum comentário:

Ocorreu um erro neste gadget

Acessos