domingo, 18 de abril de 2010

Curso capacita leigos para comunicação digital

Por Daniel Gomes, pela Pascom Brasilândia

Com vistas as capacitar novas lideranças regionais para o uso de ferramentas de comunicação digital, a Pascom Brasilândia e a subcomissão de comunicação e divulgação do 1° Congresso de Leigos realizaram no sábado, 17 de abril, na Associação Cantareira, uma formação sobre o site do Congresso e a criação de blogs paroquiais.

A atividade foi iniciada com uma explicação sobre os propósitos do Congresso, em âmbito paroquial, regional e arquidiocesano, esclarecimento das etapas de trabalho e do calendário de eventos e formações, com destaque para as 14 oficinas temáticas que acontecem de junho a agosto nas seis regiões da Arquidiocese.

O jornalista Rafael Alberto, coordenador da subcomissão de comunicação e divulgação do Congresso destacou que o evento arquidiocesano deve ser vivenciado como “um projeto de leigos para leigos” e que a ação da Igreja visa formar novas lideranças que façam a diferença na sociedade. “Se ao final do Congresso, conseguirmos aumentar o número de lideranças pastorais será muito bom, mas a grande missão do Congresso é que o leigo católico apareça na sociedade, pois nossa missão é também fora da Igreja como sal da terra e luz do mundo”, ressaltou.

Na sequência da formação, Rafael explicou a estrutura do site do 1° Congresso de Leigos, no qual há espaço para a publicação de conteúdos informativos (em texto, fotos, áudio e vídeo) das comunidades, paróquias e pastorais da Igreja. Os textos enviados passam por uma pequena revisão e por eventuais correções antes de serem publicados.

Os quatro participantes do encontro receberam também orientações sobre a estrutura do texto jornalístico para internet. “Não é como uma receita de bolo, mas um bom texto jornalístico deve identificar o que é o fato, quem o produz, quando e onde acontece, de que maneira e por que. É preciso ainda dar voz aos participantes da ação, identificá-los corretamente e apresentar as formas de contato por e-mail e telefone”, explicou o jornalista Daniel Gomes, moderador do Blog da Pascom Brasilândia.

Após os aprendizados teóricos houve a formação prática do encontro. Os cursistas conheceram as múltiplas opções de layout, postagem e hyperlinks na internet e montaram dois blogs paroquiais: um sobre a igreja São José Operário, setor Cântaros (http://saojosedamasceno.blogspot.com) e outro da paróquia Santa Cruz (http://santacruzitaberaba.blogspot.com).

A experiência animou os participantes. “Precisamos levar o curso para as paróquias, pois muitos não sabem como ter acesso a esses novos meios de comunicação na internet”, opinou Mauro César, da paróquia Santa-Isabel Santa Luzia, setor Freguesia do Ó. “Chegando em casa, já vou aprimorar o blog da paróquia”, garantiu Gislene dos Santos, da igreja São José Operário, setor Cântaros. Também participaram do encontro, o jovem Diego, da paróquia Santo Antônio, setor Nova Esperança; e Conceição Fernandes, da Santa Cruz de Itaberaba, setor Freguesia do Ó.

Anderson Braz, coordenador da Pascom Brasilândia, agradeceu a presença dos quatro cursistas e lamentou que outras paróquias não tenham enviado representantes para o curso, uma vez que o convite foi feito a todas as igrejas da Região durante a última reunião do Conselho Regional de Pastoral, CRP, realizada em 27 de março. Ao final do encontro, Rafael Alberto convidou os participantes para serem agentes de conteúdo do site do 1° Congresso de Leigos. Todos disseram que irão estudar o convite e colaborar com o Congresso, na medida do possível, conforme as próprias limitações de tempo e de atividades.

2 comentários:

Anônimo disse...

Parabéns ao PASCOM pela iniciativa de promover, junto às Paróquias de nossa Região mais este canal de comunicação tão necessário em nossa caminhada.Como membro da Pastoral da Cidadania da Paróquia Santa Cruz de Itaberaba, prometo divulgar e contribuir com temas de interesse da sociedade

Paroquia Santa Cruz de Itaberaba disse...

foi muito bom o curso de capacitação de leigos para a comunicação digital no dia 17+04, e hoje o retiro foi muito bem organizado e bem aproveitado

conceição

Acessos