sábado, 1 de maio de 2010

Pastoral da Ecologia enfoca consumo consciente

Por Juçara Terezinha, pela Pascom Brasilândia

A segunda reunião de 2010 da equipe regional da Pastoral da Ecologia, que aconteceu dia 17 de abril no salão da Igreja Santo Apóstolos, definiu propostas de ação para este ano e abordou a temática do consumo consciente.

Marcos Meneses, engenheiro ambiental, desenvolveu com os participantes uma linha de raciocínio sobre necessidade de garantir para as gerações futuras um ambiente sustentável. Marcos ressaltou a importância de cuidar da água, da natureza e do meio ambiente, para que se garanta a vivência em um planeta saudável.

Diversas questões relacionadas aos problemas ambientais da Região foram apontadas pelos participantes durante o encontro. Um dos problemas mais que mais preocupa é a questão do lixo. A ausência de uma política de coleta seletiva, acompanhada de um trabalho de educação ambiental, tem colocado em risco a qualidade de vida. O aumento da produção do lixo e a má destinação destes materiais é uma preocupação dos agentes da Pastoral da Ecologia.

Edir Morato, coordenador da Pastoral na Região, apontou que o principal desafio do momento é fazer um diagnóstico local para conhecer as iniciativas de redução da poluição e as experiências de reciclagem que existem nas comunidades da Brasilândia.

Para continuar esse trabalho de mapeamento e consolidação da equipe, já está agendada a próxima reunião da Pastoral da Ecologia para sábado, 29 de maio, às 15h, no salão da Igreja Santos Apóstolos (Avenida Itaberaba 3.907- Jardim Maracanã). Outras informações na Cúria Regional, pelo telefone 3924-0020.

Nenhum comentário:

Acessos