domingo, 3 de outubro de 2010

Mutirão bíblico mobiliza fiéis no setor Jaraguá

Por Anderson Braz, pela Pascom Brasilândia

Os setores pastorais da Região Episcopal Brasilândia realizaram no domingo, 26 de setembro, o encerramento do mês na bíblia em Mutirão Bíblico. No Setor Jaraguá, a celebração começou pontualmente às 14h na Comunidade São Pedro, pertencente à paróquia Nossa Senhora da Conceição, no bairro Cidade D’Abril.

Dezenas de fiéis da própria paróquia e das outras igrejas do setor – Nossa Senhora da Paz, Mãe e Rainha, São Luis Maria de Montfort – estiveram presentes à celebração que refletiu o livro de Jonas “Misericórdia de Deus... Chamando à nossa conversão”.

A luz do lema do Mutirão “Levanta-te e vai a grande cidade”, o celebrante, padre Severino, estimulou os presentes a refletirem sobre as necessidades locais e clamou para que se atentem ao clamor dos excluídos diante das indiferenças, que às vezes começam nas próprias comunidades e paróquias, e são contrárias ao propósito de Deus. “Ele não faz não faz distinção e pede iniciativas fraternas e concretas de nossa parte, como fez na palavra de hoje Jonas”, destacou.

Nesse clima, os presentes rezaram o ato penitencial rememorando falhas e ausências. Posteriormente, representantes das paróquias e comunidades do setor alternaram-se na proclamação da Palavra e nas preces. Houve ainda um forte momento da Dinâmica em que os presentes acenderam finas velas e repassaram a luz uns aos outros simbolizando a responsabilidade de sermos luz nos dias de hoje, como o apóstolo Jonas foi a sua época. Formou-se um grande círculo, muito iluminado

No momento das ofertas, aconteceu a entrada de uma cesta de frutas, como sinal para que cada presente seja um bom fruto da palavra. Ainda com as velas acesas, o celebrante convidou a todos para que segurassem nas mãos dos outros, em sinal de missão. Depois, todos deixaram a Capela em uma grande corrente de luz até o salão de eventos da Comunidade, onde aconteceu o último ato do Mutirão, quando houve a partilha das frutas trazidas pelas comunidades. Após uma hora e meia de atividade, o Mutirão Bíblico 2010 no setor Jaraguá terminou com uma Ave Maria.

Nenhum comentário:

Acessos