sexta-feira, 8 de abril de 2011

Brasilândia articula ações em reunião de setores

Por Anderson Braz e Juçara Terezinha, pela Pascom Brasilândia

Os sete setores da Região Brasilândia realizaram encontros no fim de semana dos dias 03 e 04 de abril para dar continuidade ao planejamento de trabalho e pautar os novos desafios.

No Setor Cântaros, representantes das quatro paróquias se reuniram na Igreja São Francisco de Assis, no sábado, dia 03, para refletir sobre a atuação das lideranças nas questões sociais, especialmente as referentes a graves problemas como o atendimento a saúde, acúmulo do lixo e entulho, falta constante de água, violência nas ruas, abuso sexual de crianças, aumento do número de jovens e adolescentes usuários de drogas.

Os presentes à reunião questionaram-se como agir para mudar esse panorama e a quem recorrer. Parte dessas inquietações foi debatida e constatou-se que existem diversos canais que podem ajudar a mudar essas situações.

Uma das ações que o setor assumiu e cumpriu foi a participação na manifestação por melhorias nos serviços de saúde, realizada no centro de São Paulo, na quinta-feira, 07 de abril, durante o Dia Mundial da Saúde. Cerca de 40 pessoas da Comunidade São Benedito, no Jardim Paulistano, e outros leigos atuantes em paróquias e comunidades na Vila Terezinha e Jardim Guarani estiveram na manifestação.

No Setor Jaraguá, a reunião foi realizada também no sábado, dia 3, na Paróquia São Luis Maria G. Montfort, no Jardim Rincão. No início das atividades, a irmã Carolina convidou os presentes a refletir sobre a Carta Pastoral “Paróquia, torna-te o que tu és”, escrita pelo cardeal dom Odilo Pedro Scherer, arcebispo metropolitano. A religiosa destacou que o texto desafia para projetos missionários no biênio 2011-2012.

Os cerca de 27 presentes foram convidados a dividirem-se em grupos para a reflexão de duas questões: “Sua paróquia já é uma comunidade missionária?”; e “Que aspectos da “conversão missionária”ainda são necessários”.

Após os 30 minutos concedidos para a partilha foi feita a plenária com diversas questões levantadas pela experiência vividas das lideranças, entre elas, a necessidade de formação específica aos líderes para saber se sobressair em situações desafiadoras, melhora na acolhida em todos os momentos de encontro, comunicação entre os membros da comunidade, atenção às necessidades dos paroquianos e o entorno da comunidade.

Com estas pistas ao longo da partilha, foi relatada a atenção especial aos estrangeiros imigrantes sobre tudo os vindos da Bolívia. A cada mês, cresce o número de famílias em torno da Região Brasilândia e comunidades do setor, vindas, muitas vezes, clandestinamente, para trabalhos desumanos em situação de miséria, criando uma dívida impagável para os que os trazem.

A próxima reunião do setor está agendada para o dia 07 de maio, na Paróquia Nossa da Paz, no Jardim Ipanema. Uma das pautas a ser tratada será o aniversário do setor.

Nenhum comentário:

Ocorreu um erro neste gadget

Acessos