sexta-feira, 8 de julho de 2011

Arquidiocese de São Paulo: ao vivo pela internet

Daniel Gomes, pela Pascom Brasilândia

No sábado, 9 de julho, a partir das 15h, o site da Arquidiocese de São Paulo (www.arquidiocesedesaopaulo.org.br) transmite, ao vivo, a missa de ordenação episcopal do monsenhor Julio Endi Akamine, que atuará como bispo auxiliar na Região Episcopal Lapa.

A transmissão, que demarca o lançamento do novo site arquidiocesano, que terá novo visual e maior possibilidade de interação, de certa maneira celebra a entrada da Arquidiocese na era do “ao vivo pela internet”. Outras iniciativas similares já ocorreram antes, como as transmissões em tempo real da Pascom Brasilândia (Pascombras), desde agosto de 2009, e as transmissões ao vivo pela internet da TV Santana, por exemplo.

Evidentemente, comparações entre as iniciativas não são prudentes, pois acontecem em contextos diferentes e são frutos de práticas e remodelações peculiares: a Pascombras “aprendeu fazendo com o que tinha”, já a Arquidiocese de São Paulo, corretamente, diga-se, pesquisou os melhores recursos, investiu em equipamentos e profissionais capacitados, algo que está em sintonia com a recente reestruturação do Vicariato da Comunicação, promovido pelo arcebispo de São Paulo.

Investir na comunicação pela web é de fato uma das iniciativas fundamentais para o sucesso da Nova Evangelização, afinal o que precisa mudar é a forma como se transmite – os canais para difusão e acesso do conteúdo - e não a essência do que foi comunicado há mais de 2.000 anos por Jesus Cristo. A mensagem dele é atemporal e se adaptará a qualquer mudança de plataforma tecnológica.

Tendo a Arquidiocese dado esse passo importantíssimo de pertencer à era do “ao vivo pela internet”, bom será que agora também sejam feitos mais investimentos em infraestrutura de comunicação nas paróquias e comunidades mais carentes de São Paulo: ainda existem paróquias (e muito mais comunidades) sem computador na secretaria, e nem todas possuem e-mail, site ou blogs para contato com os fiéis.

Estar na internet para transmitir missas e eventos religiosos ao vivo é de fato fundamental nessa era do tempo real, e tão importante quanto isso é dar condições para que as paróquias e comunidades também estejam conectadas.

Nenhum comentário:

Acessos