Por Daniel Gomes pela Pascom Brasilândia
A recente mudança no design do Blog da Pascom Brasilândia (ainda em curso, estamos fazendo ajustes) nos deu a possibilidade de verificar os acessos feitos desde maio de 2009 (a estatística conta a partir daquele mês, mas o blog foi criado em março de 2008).
Os indicativos revelam “os caminhos da notícia” que devemos seguir e trazem também alguns dados curiosos. Dos mais de 12,4 mil acessos já registrados, cerca de 10,5 mil foram feitos a partir de computadores no Brasil, 1.600 dos Estados Unidos, 56 do Japão, 35 da Alemanha e teve visualizações até na Ucrânia: 20.
Sobre o que o blog da Pascom deve comunicar? Ao que tudo indica, os eventos da Igreja regional e os problemas sociais que afetam a periferia são o melhor caminho de noticiabilidade, junto à prestação de serviço.
Vejamos: a maior quantidade de acessos se deu na postagem “Brasilândia realiza 1° CRP de 2011”, de fevereiro de 2011, que alcançou 815 visualizações. Outras home-reportagens mais vistas foram: “Eleições 2010: mudanças em quatro zonas eleitorais” (689 visualizações), de outubro de 2009; “Cantareira: um sonho que se tornou realidade” (457 visualizações), de julho de 2010; “Metrô na Brasilândia? Só em 2017” (158 visualizações), de março de 2011; “Região Brasilândia: mudanças em harmonia” (94 visualizações) de fevereiro de 2009.
Se ainda restam dúvidas que a trinca acontecimento regional, prestação de serviço e notícias de mobilização social é o melhor caminho a seguir, os dados dos dois meses com a maior quantidade de acessos dão a palavra final.
Em maio deste ano, o blog teve a maior quantidade de acessos de sua história: 1.352 visualizações na home-page, onde foram publicadas reportagens sobre a reunião do CRP, o início da operação delegada da Polícia Militar, a ação da Igreja no incêndio do Jardim Rincão e as iniciativas de resistência da população em situação de rua.
Em outubro de 2010, mês de eleições, quando o Blog da Pascom, através da seção “Eixo Temático” agregou links para os sites de todos os candidatos a presidente da República e governador do Estado foram 1.309 acessos, com notícias-destaque sobre a realização do Mutirão bíblico, os aprendizados das eleições para a Região Brasilândia, as missões populares e as festas a Nossa Senhora Aparecida.
Partilhamos essas informações para deixar esta dica aos gestores de blogs da paróquias e movimentos sociais: noticiem os acontecimentos internos, mas não deixem de olhar para o entorno! Esse parece ser o melhor caminho.
A recente mudança no design do Blog da Pascom Brasilândia (ainda em curso, estamos fazendo ajustes) nos deu a possibilidade de verificar os acessos feitos desde maio de 2009 (a estatística conta a partir daquele mês, mas o blog foi criado em março de 2008).
Os indicativos revelam “os caminhos da notícia” que devemos seguir e trazem também alguns dados curiosos. Dos mais de 12,4 mil acessos já registrados, cerca de 10,5 mil foram feitos a partir de computadores no Brasil, 1.600 dos Estados Unidos, 56 do Japão, 35 da Alemanha e teve visualizações até na Ucrânia: 20.
Sobre o que o blog da Pascom deve comunicar? Ao que tudo indica, os eventos da Igreja regional e os problemas sociais que afetam a periferia são o melhor caminho de noticiabilidade, junto à prestação de serviço.
Vejamos: a maior quantidade de acessos se deu na postagem “Brasilândia realiza 1° CRP de 2011”, de fevereiro de 2011, que alcançou 815 visualizações. Outras home-reportagens mais vistas foram: “Eleições 2010: mudanças em quatro zonas eleitorais” (689 visualizações), de outubro de 2009; “Cantareira: um sonho que se tornou realidade” (457 visualizações), de julho de 2010; “Metrô na Brasilândia? Só em 2017” (158 visualizações), de março de 2011; “Região Brasilândia: mudanças em harmonia” (94 visualizações) de fevereiro de 2009.
Se ainda restam dúvidas que a trinca acontecimento regional, prestação de serviço e notícias de mobilização social é o melhor caminho a seguir, os dados dos dois meses com a maior quantidade de acessos dão a palavra final.
Em maio deste ano, o blog teve a maior quantidade de acessos de sua história: 1.352 visualizações na home-page, onde foram publicadas reportagens sobre a reunião do CRP, o início da operação delegada da Polícia Militar, a ação da Igreja no incêndio do Jardim Rincão e as iniciativas de resistência da população em situação de rua.
Em outubro de 2010, mês de eleições, quando o Blog da Pascom, através da seção “Eixo Temático” agregou links para os sites de todos os candidatos a presidente da República e governador do Estado foram 1.309 acessos, com notícias-destaque sobre a realização do Mutirão bíblico, os aprendizados das eleições para a Região Brasilândia, as missões populares e as festas a Nossa Senhora Aparecida.
Partilhamos essas informações para deixar esta dica aos gestores de blogs da paróquias e movimentos sociais: noticiem os acontecimentos internos, mas não deixem de olhar para o entorno! Esse parece ser o melhor caminho.
Nenhum comentário:
Postar um comentário