quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Brasilândia amplia comunicação em 2012

Por Daniel Gomes, pela Pascom Brasilândia


As formações em comunicação litúrgica e comunitária, bem como o serviço noticioso da Região Episcopal Brasilândia, serão ampliados a partir de fevereiro com a implantação do Projeto de Articulação e Formação da Pascom regional, ratificado por dom Milton Kenan Junior, bispo da Brasilândia, e aprovado pelo Conselho Regional de Administração.


O projeto foi articulado a partir das demandas nas áreas de comunicação, juventude e missão popular, apresentadas no seminário regional “Paróquia, torna-te o que tu és”, realizado em 10 de setembro.


Um dos objetivos é a promoção de capacitações em comunicação que envolvam jovens, lideranças comunitárias e dos ministérios, padres, diáconos, religiosas e secretárias. A outra meta é ampliar a equipe regional da Pascom, mantê-la ativa nas articulações arquidiocesanas e intensificar a organização da pastoral nas paróquias e comunidades da região.


Os cursos serão oferecidos em âmbito setorial e regional. Cada setor poderá escolher uma modalidade de formação: Conhecimento e apropriação da linguagem de novas tecnologias e mídias sociais (blog, Facebook, Twitter, Orkut, Youtube, edições de áudio e imagens); cursos para melhorar a comunicação litúrgica e catequética (voltados para lideranças das comunidades, pastorais e movimentos eclesiais); e cursos sobre como utilizar a comunicação popular e comunitária nos trabalhos missionários (sobre formas de abordagem às pessoas e divulgação dos trabalhos pastorais e sociais da Igreja, ao longo das missões).


Quanto aos cursos regionais, serão dois, um em cada semestre, tratando de técnicas de comunicação litúrgica. Inicialmente, será oferecido, em conjunto, aos setores São José Operário, Nova Esperança, Cântaros e Freguesia do Ó; e no segundo semestre para os agentes dos setores Jaraguá, Pereira Barreto e Perus.


Por ampliar seu espectro de atuação em 2012, a pastoral conta com um orçamento três vezes maior que o do ano anterior. Além das formações, haverá a manutenção dos serviços noticiosos à rádio 9 de Julho, jornal O SÃO PAULO, Blog da Pascom, site da região (www.rebra.org.br) e envio da newsletter de dom Milton.

Nenhum comentário:

Acessos