quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Regiões episcopais articulam comissões para a JMJ

Daniel Gomes e Edcarlos Bispo, reportagem publicada no jornal O São Paulo
a
A pouco mais de dez meses para a realização da Jornada Mundial da Juventude (JMJ Rio-2013) e da Semana Missionária que a antecede, todas as regiões episcopais da Arquidiocese de São Paulo já organizaram comissões regionais para a JMJ, que se reúnem mensalmente.
a
Na Região Ipiranga, já estão montadas todas as comissões paroquiais e a comissão regional está estruturada em subcomissões de Finanças, Logística, Eventos, Educacional e Comunicação para facilitar a realização dos trabalhos.
a
“Este tempo que temos até julho de 2013 é precioso para que nos emprenhemos na evangelização da Juventude. Assim é possível dizer que as mobilizações em nossa região estão caminhando em um bom ritmo, pois pensamos na realização da Semana Missionária, nas suas demandas de acolhida, voluntariado e programação, na JMJ em nossa participação em grande número de jovens nas paróquias, mas também nossa mobilização acontece para aproveitarmos este tempo que temos até 2013 para realizar iniciativas de evangelização de nossa juventude”, comentou padre Everton de Moraes, assessor regional da Juventude.
a
Também na Região Belém algumas paróquias já articularam a formação de comissões e há preocupação de que a evangelização da juventude tenha sequência após a jornada.
a
“Nosso empenho não tem como único foco a semana missionária e a JMJ, mas, sobretudo, a organização da juventude da região, pois queremos que muitas estruturas organizadas para esses eventos permaneçam e colaborem para a evangelização dos jovens”, disse padre Rodrigo Thomaz, do Setor Juventude regional.
a
Em Santana, a meta é que as articulações também sigam após a jornada. “Percebo que os setores têm uma grande preocupação não só com a JMJ2013, mas toda uma articulação para continuar após a jornada. Por isso, o envolvimento desde já dos grupos de Crisma, encontro de jovens, para ser um investimento de cada paróquia em dinamizar os jovens para assumir a missão de evangelizar outros jovens”, destacou padre Edimilson da Silva, assessor regional da Juventude.
a
Em todas as regiões episcopais, os jovens já estão se mobilizando para ida ao Rio de Janeiro. Em Santana, segundo padre Edimilson, as paróquias têm promovido eventos para arrecadar recursos como feijoada e venda de doces. Na Região Sé há articulações semelhantes. “Cada Paróquia, dentro da sua realidade, está buscando convidar e convocar os jovens à participação, utilizando formas de arrecadar fundos para viabilizar a ida do maior número possível”, garantiu padre Renato Cangianelli, do Setor Juventude regional.
a
Na Região Lapa, segundo padre Marcos Roberto Pires, há intensas iniciativas para divulgar a JMJ através dos meios de comunicação; e na Região Brasilândia 19 paróquias já montaram comissões de articulação e há expectativa sobre os recursos que serão obtidos com a venda da rifa arquidiocesana pró-jornada.
a
“A JMJ Rio-2013 já é uma prioridade em nossa região. Para viabilizar a ida dos jovens para o Rio de Janeiro, estamos contando com o bom êxito na venda das rifas que virão para as paróquias além de eventos que serão realizados nas mesmas pelos grupos de jovens”, comentou padre Natanael Pires, assessor do Setor Juventude na Brasilândia.
a
As inscrições de peregrinos para a JMJ Rio-2013 começaram em 28 de agosto e podem ser feitas no site www.rio2013.com/pt/inscricao. O preenchimento do cadastro no site garante a pré-reserva na jornada. A inscrição só é confirmada após o pagamento da taxa de participação.
a
Crédito da foto: Comunicação da Paróquia Bom Jesus dos Passos, Região Brasilândia

Nenhum comentário:

Acessos