quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

Brasilândia tem calendário prévio de atividades

Por Daniel Gomes, pela Pascom Brasilândia
a
As pastorais, movimentos e paróquias da Região Episcopal Brasilândia ainda estão em fase definição sobre o calendário de atividades que realizarão neste ano, mas parte das ações de âmbito regional já está agendada.
a
Até o começo de junho, 16 paróquias ainda receberão a réplica da cruz peregrina da Jornada Mundial da Juventude (JMJ). Em janeiro, a cruz estará na Área Pastoral Santo Antonio e nas paróquias São Luiz Montfort, Nossa Senhora da Paz e Nossa Senhora da Conceição.
a
Em março e abril, a peregrinação (não nesta ordem) segue pelas paróquias Nossa Senhora Mãe e Rainha, Nossa Senhora das Graças (Anhanguera), Cristo Rei, São Mateus, Santa Rosa de Lima, São José, Santa Terezinha do Menino Jesus, Pró-Paróquia Santo Agostino e Área Pastoral Santíssima Trindade.
a
Por fim, em maio e junho, em três paróquias do Setor Pereira Barreto: Nossa Senhora do Retiro, Nossa Senhora Aparecida, Nossa Senhora de Fátima e São Luís Gonzaga, onde será concluída a peregrinação em 9 de junho.
a
A preparação da região para acolher jovens peregrinos na Semana Missionária e para o envio de delegações à JMJ Rio 2013 estará em destaque no encontro das comissões paroquiais em 24 de fevereiro, às 15h, na Comunidade Missão Mensagem de Paz (ao lado da estação de trem de Pirituba e do terminal de ônibus). Cada paróquia deverá enviar três representantes ao encontro em que será tratado, entre outros aspectos, o panorama do cadastro de famílias acolhedoras e de voluntários, o número de jovens que irão ao Rio e propostas para a realização da Semana Missionária.
a
Neste começo do ano, a Região Brasilândia também volta atenções para a Campanha da Fraternidade (CF-2013), que tratará sobre a temática da juventude. Em 2 de fevereiro, está agendada uma formação sobre a campanha, a partir 8h, na Paróquia Santos Apóstolos (Avenida Itaberaba, 3.907, Jardim Maracanã), com o padre Jorge Boran; e no dia 17 do mesmo mês, às 15h, haverá a abertura regional da CF-2013, com concentração do Mercado Municipal de Pirituba e caminhada até a Comunidade Missão Mensagem de Paz, com a missa de encerramento da atividade.  
a
Fevereiro também será o mês de a região planejar iniciativas a longo prazo, com a realização da assembleia regional do pastoral, no dia 23, em local a ser definido (participarão padres, religiosos, religiosas e agentes de pastoral); e com a reunião do presbitério no dia 28, das 8h30 às 16h, no Centro Pastoral Santa Fé (KM 26,5 da Rodovia Anhanguera), com a presença do Frei Josaphat, Dominicano, que tratará dos 50 anos do Concílio Ecumênico Vaticano 2°.
a
A propósito, tanto na reunião do clero quanto na assembleia, além da temática do Concílio, outros pontos a ser destacados são a sistematização da vivência do Ano da Fé na região (o bispo regional, dom Milton Kenan Júnior, realizará catequeses sobre a fé nos setores pastorais no primeiro semestre) e a aplicabilidade do 11º Plano Arquidiocesano de Pastoral, que será lançado em 25 de janeiro na Arquidiocese.

Nenhum comentário:

Acessos