quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

Brasilândia se prepara para a CF-2013

Por Renata Moraes (texto) e Ricardo Luciano (foto), pela Pascom Brasilândia
a
Na manhã do sábado, dia 2, jovens, adultos, leigos e religiosos da Região Episcopal Brasilândia participaram do encontro de formação da Campanha da Fraternidade 2013 (CF-2013), na Paróquia Santos Apóstolos, no Jardim Maracanã, que foi assessorado pelo padre Jorge Boran, especialista em juventude.  Este ano, a campanha tem como tema “Fraternidade e Juventude” e lema “Eis – me aqui, envia-me”.
a
As boas-vindas do encontro ficaram por conta do bispo regional, dom Milton Kenan Júnior, que falou sobre as expectativas em relação à CF-2013. “A campanha tem tudo para dar certo e vem ao encontro das aspirações das comunidades e do grande desejo de ver o jovem assumir o seu lugar na vida da Igreja”. O Bispo ressaltou ainda que a campanha vem somar com os trabalhos que estão sendo desenvolvidos na preparação da Semana Missionária e a Jornada Mundial da Juventude (JMJ). Em sua 50º edição, a Campanha da Fraternidade volta a falar da juventude, 21 anos após a campanha de 1992, que abordou a mesma temática.
a
Padre Jorge Boran, assessor do evento, elogiou a presença dos jovens no encontro de formação e comentou a importância da campanha. “Ela vem contribuir com o processo de evangelização da juventude”. Boran ressaltou o momento privilegiado que a juventude do Brasil viverá este ano, por receber a jornada mundial, mas salientou que a Campanha da Fraternidade tem uma dinâmica própria que não se realiza em função da jornada.
a
De acordo com o padre Boran, o objetivo geral da campanha da fraternidade é acolher os jovens no contexto de mudança de época, propiciando caminhos para o seu protagonismo no seguimento de Jesus Cristo, na vivência eclesial para a construção de uma sociedade fraterna e de paz.
a
A CF também é uma porta de evangelização, que pode alcançar aqueles jovens que ainda não estão na Igreja e que não conhecem a Cristo. Em entrevista à Pascom Brasilândia, dom Milton comentou que a CF-2013 quer despertar nos jovens a consciência missionária. “Jovem evangeliza jovem, eles são responsáveis de trazer outros jovens, fazendo com que outros jovens também façam experiência como eles fizeram”.
a
O Bispo enfatizou que os jovens hoje valorizam as suas experiências. “No trabalho da evangelização, não devemos gastar tanto tempo com discursos, mas oferecer aos jovens experiências de solidariedade, de fraternidade e também experiências de encontro com Jesus Cristo e de escuta de sua Palavra”.
a
Para Daiane Zito, coordenadora da PJ Brasilândia, a CF pode estimular a evangelização de novos jovens. “Temos que estimular os nossos jovens dentro dos grupos, que é mais simples. A PJ Brasilândia já encaminhou aos grupos subsídios de como trabalhar a CF e dinamizar as reuniões”, opinou em entrevista.
a
A abertura regional da Campanha da Fraternidade acontecerá em 17 de Fevereiro, às 15h, com caminhada partindo da frente ao Mercado Municipal de Pirituba (Rua Almirante Isaias Noronha, 163), seguindo com momentos de reflexão sobre a juventude e encerramento com missa na Comunidade Missão Mensagem de Paz (próximo ao terminal de ônibus e à estação de trem de Pirituba). Saiba mais em (11) 3924-0020.

Nenhum comentário:

Acessos