quinta-feira, 13 de junho de 2013

Brasilândia faz envio de jovens à JMJ

Reportagem: Renata Moraes, pela Pascom Brasilândia
a
Na manhã do domingo, dia 9, a juventude da Região Brasilândia se reuniu na Paróquia São Luís Gonzaga, em Pirituba, para se despedir da réplica da cruz da JMJ e receber a benção de envio para a jornada que acontece em julho deste ano no Rio de Janeiro.
a
A peregrinação da réplica da cruz na região iniciou-se em 24 de junho de 2012, percorrendo por todas as paróquias e setores. A cruz é um dos símbolos da jornada, e a original foi entregue aos jovens de todo mundo pelo papa João Paulo 2°, em 1984, na praça de São Pedro, no Vaticano, por  ocasião do Ano Santo da Redenção.
 
 
a
A missa de domingo foi presidida por dom Angélico Sândalo Bernardino, bispo emérito de Blumenau (SC), que no início da celebração acolheu aos jovens, padres e a todos os fiéis com alegria e entusiasmo. “Quantos jovens lindos, das mais diversas paróquias, aqui estão para o envio à Jornada Mundial da Juventude e à despedida da cruz peregrina. Que beleza!”.  
 
 
 
 
a
Durante a homilia, dom Angélico fez menção ao Evangelho do dia, que apresenta as mães que choram a morte de seus filhos. “Têm muitos jovens morrendo hoje. Morrem vítimas da violência, das drogas, de desastres. É esta realidade de hoje, que a Mãe apresenta ao seu filho Jesus”.
a
O Bispo enfatizou a beleza dos jovens reunidos na celebração, que vivem a alegria de seguir Jesus Cristo e a sua vocação. “A juventude é o presente e o futuro deste país. Como é importante que tenhamos jovens alegres, sadios, discernindo a vocação a que Deus chamou”.
a
Dom Angélico também os aconselhou: “seja um jovem que trabalha, que estuda, que exerce a sua vocação. Deus quer que o jovem tenha dignidade. Amem-se uns aos outros. Respeitem-se.Ninguém tem o direito de ser feliz à custa da lágrima, da exploração religiosa, social, econômica, afetiva e sexual do outro”.
a
As vésperas da Semana Missionária e da JMJ, a Comissão Executiva e Organizadora da Semana Missionária da JMJ na Região está contente com os trabalhos realizados. “Já estamos caminhando para a fase final de preparação da Semana Missionária. Nesta semana, juntamente com dom Milton Kenan Júnior, visitamos alguns locais que farão parte da programação cultural, como, por exemplo, o pico do Jaraguá. Escolhemos o parque por apresentar uma história que tem tudo a ver com a história da nossa cidade e da região", enfatizou Fernando Baptista, da Comunidade Missão Mensagem de Paz e membro da comissão executiva da Jornada Mundial da Juventude.
a
Os jovens que participarão da jornada também estão alegres e motivados. Rene Rodrigues, da Paróquia Nossa Senhora do Retiro, partilhou seus anseios. “A expectativa é grande, além do encontro com o papa, poderemos participar das catequeses, conhecer novas pessoas, outras culturas, conhecer mais da nossa Igreja. E também com a Semana Missionária, em que vamos mostrar um pouco da nossa realidade e da nossa Igreja aos jovens de outros países”.
a
Em ação de graças, jovens da Paróquia São Luis Maria de Monfort apresentaram uma coreografia com o hino oficial da Jornada Mundial da Juventude.
a
No final da celebração, dom Angélico convidou todos os jovens ao altar e fez o envio a toda a juventude. “Ide e fazei discípulos entre todas as nações, seguir a Jesus, ser discípulo é a nossa maior alegria”. Em seguida, a cruz peregrina foi levada pelos jovens em procissão para a Comunidade Missão Mensagem de Paz.

Nenhum comentário:

Acessos