quinta-feira, 6 de junho de 2013

CRP da Brasilândia faz apontamentos

Reportagem: Juçara Terezinha, pela Pascom Brasilândia
a
A Paróquia Santos Apóstolos, no Jardim Maracanã, sediou em 25 de maio, a terceira reunião do ano do Conselho Regional de Pastoral (CRP) da Região Brasilândia, coordenada pelo padre Valdiran Ferreira dos Santos, coordenador regional de pastoral.
a
Durante a atividade, houve o relato da dinâmica dos setores pastorais. No setor Cântaros, padre Edson Jorge Feltrin informou que há a intensificação de preparativos para ida à Jornada Mundial da Juventude, no Rio, e para a acolhida de peregrinos na Semana Missionária, embora ainda esteja sendo feita a listagem de voluntários.
a
Padre Carlos Ribeiro relatou que o conselho do setor Freguesia do Ó tem estudado o 11º Plano de Pastoral da Arquidiocese, bem como temas relativos à juventude. Já no setor São José Operário, percebeu-se a necessidade de ser organizado um projeto de comunicação e já estão sendo preparadas formações de comunicação nas paróquias. Também já estão sendo capacitadas pessoas para participação no intereclesial das CEBs, em janeiro de 2014, no Ceará.
a
Padre Cilto José Rosembach, assessor da Pascom regional, fez esclarecimentos sobre o processo de elaboração do diretório nacional da comunicação, documento ainda em análise, e que, segundo ele, será bem orientador para o trabalho pastoral. Já o padre Jaime Estevão Gomes comentou sobre a formação das equipes de Batismo, lembrando que neste ano já foram realizados dois encontros.
a
Outro assunto em destaque foram os encaminhamentos para a aplicação efetiva do 11º Plano de Pastoral na região. Assim como em reuniões anteriores, voltou-se a enfatizar que o plano deve estar em uma linguagem mais popular e tal qual o Documento de Aparecida, deve apontar as grandes linhas de ação pastoral. Foi recordado que cabe à região, às paróquias, pastorais, movimentos eclesiais desenvolverem uma metodologia participativa e popular para um bom planejamento, o que deve ser iniciado pelo estudo de tais documentos. Houve ainda críticas de que o 11º plano pouco analisa a cidade de São Paulo, falta uma delimitação de público e linhas de ação efetiva.
a
Por fim, comentou-se sobre um projeto de formação regional que está sendo articulado pelo padre Antonio Leite, o cônego Antônio Manzatto, o diácono Franco Abelardo e dom Angélico Sândalo Bernardino, bispo emérito de Blumenau (SC). Até dezembro deste ano, haverá formação para os monitores do Instituto de Teologia da Região Brasilândia (Itebra) e em 2014 será reaberta a escola de teologia para leigos.
a
Durante a reunião definiu-se a data da próxima semana teológica, entre os dias 21 e 23 de outubro, com detalhamentos a ser definidos.

Nenhum comentário:

Acessos