sexta-feira, 22 de novembro de 2013

Jovens e adultos recebem o Crisma na Nossa Senhora Aparecida

Por Renata Moraes, pela Pascom Brasilândia
a 
Na noite de sexta-feira, 15, a Paróquia Nossa Senhora Aparecida, na Vila Zatt, estava em festa. Os pais, amigos e familiares estiveram reunidos para testemunhar a fé dos jovens e adultos que receberam o Sacramento do Crisma. A celebração foi presidida por dom Milton Kenan Júnior, bispo auxiliar da Arquidiocese na Região Brasilândia, e concelebrada pelo padre Juarez Dirceu Passos, pároco.
a 
Em sua fala inicial, o Bispo saudou a todos, relembrando a data festiva, dia da confirmação e de recebimento da graça do Espírito Santo. Os crismandos traziam estampados em suas camisetas, os sete dons do Espírito Santo: Sabedoria, Ciência, Temor de Deus, Inteligência, Conselho, Fortaleza e Piedade.
a
Na homilia, dom Milton exortou os jovens sobre a importância do Crisma e o seguimento da vida missionária. “A vocês, jovens, é dado o mesmo Espírito que foi dado aos Apóstolos. O Espírito Santo que vos é dado para realizar a missão e serem testemunhas de Jesus Cristo”. E agradeceu o empenho dos catequistas, do pároco e falou em especial aos padrinhos e também aos pais, por conduzirem seus filhos na fé cristã católica.
a
O momento forte da celebração foi quando iniciou o rito da Crisma. Os jovens foram apresentados por seus padrinhos e fizeram a renovação das promessas do Batismo. Em seguida, houve a oração e imposição de mãos do Bispo, pedindo a Deus que enviasse o Espírito Santo sobre eles, e encerrando com a unção da Crisma. Já crismados, foram investidos e consagrados para seguirem a missão de Jesus.
a 
Em um ano e meio de formação, 87 jovens e adultos foram preparados pela equipe da Pastoral do Crisma, composta de 19 catequistas. O grupo era misto, com jovens de 14 anos até adultos, que eram separados por faixa etária.
a 
Em entrevista, o coordenador Afonso Maria de Carvalho relatou que foi um tempo precioso de aprendizado e convivência entre os crismandos. “O Crisma não acaba aqui, agora esperamos que amanhã sejam eles os futuros catequistas, coordenadores de grupo de jovens e agentes de nossas pastorais."
a 
A jovem Natália Castro, 14 anos, entendeu bem a mensagem do catequista, e já está articulando com seus amigos um futuro grupo de jovens. Ela também relatou a emoção de receber o sacramento da Confirmação. “Jovens, temos que ser revolucionários, como o papa Francisco nos pediu. Sigam a Jesus, é uma felicidade imensa receber o Espírito Santo”, falou emocionada.
 a

A mãe de Natália, Adriana dos Santos Castro, que também teve a incumbência de ser a madrinha de Crisma da sobrinha Beatriz Castro, expressou sua alegria. “A confirmação do Batismo é a vinda do Espírito Santo na vida delas hoje e para uma vida inteira, e também começa a minha missão de madrinha, de ensinar na fé tudo aquilo que eu já aprendi”.

Nenhum comentário:

Acessos