sexta-feira, 10 de outubro de 2008

A padroeira do Brasil

No domingo, 12 de outubro, celebramos o dia de Nossa Senhora Aparecida, uma santa que de tão venerada pelos brasileiros já foi tema até de livros e canções.

A história da imagem é enigmática. No limpo rio Paraíba do Sul, no ano de 1717, os pescadores Domingos Garcia, Felipe Pedroso e João Alves pescaram a imagem que seria de Nossa Senhora da Conceição, sem a parte da cabeça.

Lançaram as redes novamente e recolheram a cabeça da imagem. Porém a cor estava enegrecida, diferente o tom branco tradicional da imagem de Nossa Senhora da Conceição. Após terem pescado a cabeça da Santa, o barco encheu-se de peixes.

Durante 15 anos, o pescador Felipe Pedroso permaneceu com a imagem em sua casa, até que em 1735 o vigário de Guaratinguetá fez uma capela para abrigar a imagem da Santa no alto do Morro dos Coqueiros. Como a devoção a Nossa Senhora Aparecida ficou maior a cada ano, em 1834 teve início a construção da Basílica Velha. Em 1929, Nossa Senhora Aparecida é proclamada a padroeira do Brasil pelo papa Pio XII.

O crescimento de fiéis levou a construção da nova basílica em 1955. Como a fé do brasileiro em Nossa Senhora Aparecida é sempre grande, é melhor já começarem a preparar cimentos e tijolos para uma nova capela.

Nenhum comentário:

Acessos