sábado, 8 de novembro de 2008

10º Plano Pastoral enfoca a ação missionária

Membros das Comissões de Pastorais e assessores das comissões de estudos e encaminhamentos da Região Episcopal Brasilândia conheceram no sábado, 1º de novembro, o 10º Plano de Pastoral da Arquidiocese. A apresentação foi feita na paróquia Santa Cruz da Itaberaba, pelo monsenhor Tarcísio Loro, secretario executivo do Secretariado Arquidiocesano de Pastoral.

O monsenhor destacou que o plano contempla diversas instâncias pastorais e tem por objetivo fortalecer a ação missionária da igreja, como uma retomada da prática de Jesus. O plano tem como alicerce o documento do Vaticano II “Evangeluium Nunciandi”, carta que fala da missão cristã. Segundo o religioso, essa dimensão missionária já tem sido praticada pelo Regional Sul 1 e por toda a CNBB.

Para monsenhor Tarcísio Loro, o plano não pretende engessar a criatividade missionária, mas levar as comunidades e os católicos a avaliar as ações missionárias que realizam. “Todos são convocados pelo batismo a ser missionários. Missionário é aquele que se desloca, vai ao encontro do outro; ou a Igreja é missionária ou não é de Jesus Cristo”, enfatizou o secretário executivo do Secretariado Arquidiocesano Pastoral.

Apresentação gera questionamentos
Na apresentação do 10º Plano de Pastoral da Arquidiocese, os participantes tiveram pouco espaço para fazer perguntas ao monsenhor Tarcísio Loro. Segundo o assessor da Comissão das Pastorais Sociais, pe.Cilto José Rosembach, a exposição do plano “deixa no ar” alguns questionamentos:

*Como sair em missão se não se conhece o outro a quem se dever ir?
*Como fica a liturgia inculturada?
*Questões como saúde, educação, organização popular, pastorais sociais, drogas, violência, cadeia, não são enfatizadas pelo plano?
*Quais as questões que perpassam todas as pastorais?
*Quais são as múltiplas faces da Igreja de São Paulo?
*É o momento de se pensar uma nova eclesiogênese?
*Parece que o plano é contraditório, de um lado motiva para a missão, mas na hora da ação sugere serviços que fortalecem a pastoral da manutenção?

Nenhum comentário:

Acessos