sexta-feira, 28 de novembro de 2008

Igreja reflete Comunicação e Dignidade Humana.

Araras, interior paulista. Reunidos na Casa de Retiro Emaús, 70 pessoas ligadas a Pascom no estado de São Paulo refletiram o papel da Comunicação para construir dignidade humana. Durante três dias, entre 21 e 23 de novembro, os representantes das oito sub-regiões do estado escutaram especialistas e lideranças, partilharam idéias e refletiram sobre a própria atuação como comunicadores cristãos.

Dois momentos foram especiais no 14º Encontro Regional de Comunicação: a palestra ministrada pelo teólogo Fernando Altemeyer Júnior e a partilha das experiências de comunicação existentes nas Sub-regiões.

Na palestra, Fernando Altemeyer Júnior foi enfático: comunicação é dignidade humana. E para comunicar respeitando a dignidade que há no outro, o comunicador católico deve contemplar o próximo, perceber seus anseios e angústias, não torná-lo invisível, mas elemento ativo no processo de comunicação. Por isso, para o teólogo, a grande missão da Pascom é valorizar tudo que cria dignidade humana, dar voz a todos aqueles que valorizam a vida e estar atenta à realidade que cerca as comunidades, deixando de noticiar apenas os acontecimentos da Igreja.

Os apontamentos da palestra serviram de base para a partilha de experiências das sub-regiões. Representantes das Regiões Episcopais Brasilândia, Lapa, Belém e Sé apontaram os desafios e conquistas da Pascom na Arquidiocese de São Paulo. Como avaliação positiva, constatou-se que a Pascom faz dos meios de comunicação para construir dignidade humana. Porém, os presentes avaliaram que ainda há muito a ser melhorado, especialmente no que se refere às formações para os leigos: há cursos de comunicação, mas estes não contemplam todas as comunidades, pois são fornecidos apenas em alguns lugares e não levados até os locais onde atuam os leigos.

Nenhum comentário:

Acessos