sexta-feira, 28 de agosto de 2009

Pascom inova com transmissões em tempo real

Nos domingos de 16 e 23 de agosto, o Blog da Pascom Brasilândia realizou experiências pioneiras na transmissão de eventos religiosos em tempo real – acompanhamento simultâneo e descrição dos fatos minuto a minuto – na missa de despedida de dom Simão da Região Episcopal Brasilândia e sua posse, no domingo seguinte, na Diocese de Assis, interior de São Paulo.


Na inédita transmissão experimental realizada na missa de 16 de agosto na paróquia Santos Apóstolos, Jardim Maracanã, a equipe da Pascom Brasilândia acompanhou e descreveu os ritos da missa e as movimentações pré-celebração por meio de 57 atualizações de texto no link http://aovivopascom.zip.net, inserido no blog da pastoral. A transmissão em tempo real estendeu-se por mais três horas e foi acompanhada por aproximadamente 15 internautas. Devido a problemas com a queda de conexão de internet móvel, houve alguns poucos momentos nos quais houve grandes intervalos entre as postagens. Porém, na média de atualizações, a cada três minutos e meio o internauta recebia novas informações, em tempo real, sobre a celebração.


Com vistas a aprimorar as técnicas de transmissão e desenvolver novas linguagens para a comunicação católica na Web, a Pascom Brasilândia transmitiu ao vivo e em tempo real a celebração da posse de dom Simão na Diocese de Assis, cidade localizada a 440 km da capital paulista. A transmissão durou exatamente três horas e 53 minutos e não foram registradas quedas na conexão de internet móvel. Além das atualizações minuto a minuto, os internautas cadastrados na conta de e-mail aovivopascom@hotmail.com, acompanharam ao vivo as imagens e os áudios da missa realizada na Catedral Sagrado Coração de Jesus, em Assis (SP).


Os números referentes à transmissão experimental em Assis são surpreendentes. Foram postadas 180 mensagens de texto, na média, uma nova atualização a cada 1min51s. Mais de 20 pessoas acompanharam as atualizações em tempo real. Na cobertura via MSN, 15 internautas – um destes conectado diretamente da Espanha - interagiram com a transmissão e tiveram a possibilidade de solicitar ângulos específicos de imagem para melhor acompanhamento. Chamou a atenção ainda que 18 horas após o encerramento da cobertura, mais de 40 usuários acessaram o link da transmissão em tempo real.


Como avaliação das duas transmissões, pode-se constatar que há tecnologia barata e acessível para a cobertura jornalística de missas e outros eventos religiosos em tempo real, desde que haja comprometimento pastoral e estudo prévio das linguagens de internet e dos ritos litúrgicos e busca de informações adicionais sobre a atividade. Esse pode ser um novo caminho de evangelização e interesse acerca das atividades da igreja, especialmente entre os mais jovens. A Pascom Brasilândia já planeja novidades para as próximas coberturas. Trabalharam nas transmissões os jornalistas Daniel Gomes e Juçara Terezinha, a estudante de jornalismo Karla Maria de Souza e os comunicadores populares Anderson Brás e Aline Débora, todos integrantes da Pastoral da Comunicação da Região Episcopal Brasilândia.

Nenhum comentário:

Acessos