sexta-feira, 5 de março de 2010

Blog da Pascom Brasilândia completa dois anos

Por Daniel Gomes, jornalista e moderador do Blog da Pascom Brasilândia

“Se Jesus tivesse de corpo presente aqui hoje, nesse encontro, ele estaria twittando ou atualizando um blog”. Essa frase de autoria desconhecida, ao menos para nós da Pascom Brasilândia, foi dita em 31 de outubro de 2009, na cidade de Barretos, durante o 15° Encontro Regional de Comunicação, um dos seis eventos que o Blog da Pascom Brasilândia, transmitiu ao vivo, em tempo real, nestes dois anos de existência.

Quando postamos a primeira “home-reportagem” do Blog, em 07 de março de 2008, que falava da abertura regional da CF daquele ano, jamais imaginávamos que dois anos depois transmitiríamos em tempo real (ao vivo) a abertura da CF 2010, com textos, fotos, vídeo, msn e orkut, como o fizemos no último dia 21 de fevereiro.

Amigo internauta, antes de mais nada, nós da equipe da Pascom Brasilândia sabemos que não somos novos Jesus Cristo, só por estarmos “atualizado um blog”, mas como amados daquele que deu a vida pelo mundo, assumimos o compromisso de democratizar o acesso às informações sobre a Igreja Católica na Brasilândia e acima de tudo, cumprir um dos principais desafios da igreja cristã nos dias de hoje: interferir na realidade e transforma-la.

Essa foi, é e sempre será a missão do Blog da Pascom Brasilândia. Nossa linha editorial visa olhar para dentro da Igreja e buscar as portas pelas quais ela se anuncia para o mundo. Por isso, além de falarmos dos eventos, missas e celebrações das 160 comunidades, 35 paróquias e 04 áreas paroquiais da Região Episcopal Brasilândia, ousamos olhar para o entorno: o buraco na rua, o trânsito congestionado, as obras inacabados em diversos bairros da nossa Região, as famílias desalojadas injustamente, entre outros desafios e tormentos que todos nós, filhos de Deus na cidade de São Paulo, somos submetidos diariamente.

Nesta semana festiva, em que comemoramos os dois anos do Blog, com 102 atualizações, agradecemos a todos os colaboradores que já nos enviaram notícias e fotos de suas paróquias, comunidades e pastorais. E claro que não podemos esquecer daqueles que construíram com sua dedicação semanal este instrumento de comunicação alternativo da Igreja Católica na Região Episcopal Brasilândia: Juçara Terezinha Zottis, Cilto José Rosembach, Aline Débora, Anderson Braz, José Eduardo Souza, Karla Maria Souza e a mais nova colaboradora, Gislene Ferreira dos Santos. A todos que um dia estiveram nesse time, mas que por algum motivo não puderam continuar, o nosso muito obrigado, sincero.

O Blog da Pascom seguirá adiante: atualizado semanalmente e sempre com novidades. Ainda neste primeiro semestre, teremos um novo canal para fotos paroquiais e já há projetos para produção de conteúdo informativo em áudio e vídeo. Precisamos sempre de novos colaboradores. Amigo internauta, sinta-se convidado.

3 comentários:

cilto disse...

Um ótimo editorial . Parabens coragem e perseverança. Cilto

Anônimo disse...

Daniel, parabens pelo editorial. Coragem e perseverança. Cilto

Karla Maria disse...

Que alegria, 2 anos! Parabéns a você Daniel, por acreditar na força da comunicação, como instrumento para a contrução de um mundo mais democrático, e participativo.
Fico feliz em fazer parte desta equipe, que tanto fomentou a minha formação acadêmica e humana. Um beijo especial a todos que acreditam na comunicação como um meio de lavar a Palavra de Deus e odas as boas obras, por Ela sustentadas! Viva a PASCOM!

Acessos