sexta-feira, 23 de julho de 2010

Combate à violência com criação de oportunidades

por Juçara Terezinha, pela Pascom Brasilândia

Lideranças dos bairros Jardim Vista Alegre, Elisa Maria, Damasceno, Paulistano e Vila Brasilândia participaram do 2° Seminário Regional realizado em 13 de julho na Cúria Regional.

A proposta central do evento foi debater um projeto de economia solidária que seja capaz de prevenir a violência, e que deverá ser implementado já no mês de agosto, com orientação do PRONASC, Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania, e coordenação do Instituto Integra para o Desenvolvimento, em parceria com a Cáritas Brasileira, Pastoral Carcerária, Instituto Polis, NAPES (Núcleo de Ação e Pesquisa em Economia Solidária), Universidade São Francisco, Palmas Athena, UNISOL (Central de Empreendimento em Economia Solidaria), FUNAP, entre outros.

Os cinco bairros da Brasilândia indicados foram considerados pelo PONASCI como os de maior índice de egressos, ou seja, pessoas que já estiveram presas e estão de volta à vida em sociedade.

O projeto de prevenção tem como objetivo articular políticas de segurança com ações sociais, também prioriza a prevenção e busca atingir as causas que levam à violência, sem abrir mão das estratégias de ordenamento social e segurança pública.

Articular e criar redes de parceiros locais, através da promoção da cultura da paz e solidariedade, juntando as iniciativas já existentes, é uma das metas, bem como sensibilizar e mobilizar a comunidade, divulgando e difundindo a Cultura de Paz, os objetivos da Economia Solidária e do PRONASCI, além de mapear e desenvolver diagnósticos locais, identificando as potencialidades locais; e possibilitar a constituição e o fortalecimento de empreendimentos econômicos solidários e associações.

Para garantir que esses objetivos sejam concretizados haverá um agente contratado pelo programa em cada um dos cinco bairros, que fará o papel de articulador local para fortalecer a relação das redes do projeto.

Nenhum comentário:

Acessos