sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Pascombras intensifica formações regionais

Por Anderson Braz, pela Pascom Brasilândia

A Pastoral da Comunicação da Região Brasilândia, Pascombras, vai intensificar em 2011 as formações sobre comunicação, na dimensão litúrgica e também na de linguagem e redação jornalística para diferentes plataformas midiáticas.

No domingo, 30 de janeiro, os leigos atuantes na Comunidade Nossa Senhora das Graças, da Paróquia São Francisco de Assis, Setor Cântaros, convidaram a equipe da Pascombras para uma formação sobre recomendações de comunicação e liturgia, com o objetivo de melhorar o entendimento e a objetividade na proclamação da Palavra de Deus.

O curso ministrado pela coordenação da pastoral foi feito com base no manual “Comunicação, expressividade de liturgia”, elaborado pela equipe da Pascombras. Na capela da comunidade, 36 pessoas, de diversas idades, representantes das pastorais da Crisma, Catequese, Canto, Batismo, Dízimo e da Criança receberam a formação. Além dos atuantes na Nossa Senhora das Graças, havia também leigos da Comunidade Nossa Senhora Aparecidinha.

Inicialmente, os participantes partilharam suas dificuldades. Em um clima de estudo, houve animadas exposições dos presentes sobre as situações vivenciadas nas comunidades e se chegou à conclusão de que as equipes que preparam as missas e celebrações devem investir mais tempo nessa preparação, pois a liturgia mal preparada resulta em palavra mal proclamada, como observou a senhora Lisete dos Santos, da comunidade Nossa Senhora das Graças.

“Devemos incluir em nossos calendários essas formações para termos coragem de melhorar e não se acomodar, achando que está tudo bom, pois temos muitas novidades a aprender”, disse Marina Gomes dos Reis da comunidade Nossa Senhora Aparecidinha.

Na segunda etapa do curso, após um breve intervalo para partilha de um lanche comunitário, os participantes receberam algumas orientações do coordenador da Pascom regional, Anderson Braz, e resolveram dar continuidade à formação agendando um segundo momento para compreenderem como usar os meios.

A data escolhida foi 27 de fevereiro, às 14h, no mesmo local (Rua Vitória Régia, 1.089, Brasilândia). A atividade foi finalizada com a declamação de um poema de Madre Tereza de Calcutá, que menciona “... o que fazemos sempre será entre nós e Deus, nunca entre nós e os outros”.

Em fevereiro, a Pascombras já tem agendada outras duas formações na Paróquia Santa Cruz de Itaberaba. No dia 5, das 9h às 12h, e no dia 22, das 20h às 22h. As atividades são abertas a todos interessados, que devem inscrever-se antecipadamente pelo telefone 3924-0515.

O agendamento de cursos por comunidades e paróquias deve ser feito atravésa dos dois e-mail da pastoral: pascombras@gmail.com ou pascombrasilandia@uol.com.br. A Pascombras não cobra por essas formações, mas as datas estão condicionadas à disponibilidade de agenda dos assessores.

Nenhum comentário:

Acessos