sexta-feira, 4 de março de 2011

Postar: expressão que nos é familiar há 3 anos

Por Daniel Gomes, moderador do Blog da Pascom Brasilândia

Em meio aos confetes e às serpentinas da “segunda-feira de carnaval”, em 07 de março, o Blog da Pascom completa 3 anos de existência na web. Chegar a esta que é a postagem principal de número 154 e já ter ultrapassado a marca de 7 mil acessos, com média mensal de 200 visualizações, são resultados que geram satisfação para todos nós da Pascom Brasilândia.

Em 2008, quando o blog foi criado, muitos de nós e dos que nos acompanham certamente mal sabia o sentido de postar - verbo “post” (pôr no correio) em inglês aportuguesado – terminologia que hoje impregna também a linguagem em referência ao Twitter, Facebook, Orkut e outras mídias sociais.

O Blog da Pascom nasceu independente e tomara que assim o seja enquanto estiver ativo. Isso não significa, é claro, que escrevemos o que bem achamos, pois temos consciência de que uma palavra, uma vírgula, uma aspa mal colocada destrói relacionamentos e pode pôr a perder a credibilidade de toda uma equipe, que há pelo menos duas décadas, com atores diferentes a seu tempo, faz a voz da Igreja na periferia ecoar pelos canais de comunicação disponíveis, dentro e fora da Igreja.

Manter o blog atualizado semanalmente é um desafio, mas já foi bem pior: muitas vezes, lá pelos idos de 2008, o moderador, de frente ao computador, dizia: “hoje vou escrever sobre o que? As informações não chegam”. Mas aos poucos a informação chegou e hoje quase que periodicamente, no mínimo cinco notas informativas sobre as paróquias e comunidades da região são publicadas a cada atualização.

Com o tempo também o Blog da Pascom ganhou credibilidade como fonte de informação regional. Para nós, certamente a maior prova disso ocorreu na sagração episcopal de dom Milton, na cidade de Jaboticabal, quando após serem feitas as saudações às mídias que cobriam aquela missa e não ter sido mencionado o Blog da Pascom, pudemos ver ao menos 10 padres da região voltarem olhares para nós, como a perguntar: “Ué, não falaram de vocês?”.

Não ficamos com ressentimento do fato, muito pelo contrário, dali em diante, tivemos a dimensão da nossa responsabilidade em comunicar sempre melhor. Com satisfação, vimos novos blogs surgirem na Brasilândia, entre os quais os das paróquias Santa Cruz de Itaberaba, Santa Terezinha, São José Operário e Cristo Libertador, sempre atualizados e dinâmicos.

Ao serem completos 3 anos do Blog da Pascom, temos uma certeza: é preciso inovar sempre para manter-se atual. Inovamos com transmissão de missas e eventos por mensagens de texto (uma verdadeira “gambiarra digital”) e que prosseguirá esse ano, se assim Deus permitir, já no domingo, 13 de março, na abertura da CF 2011. Claro que estamos pensando em mais novidades, mas é essa é uma história que será vivida em breve para ser contada no próximo aniversário do blog... Agradecemos a todos que colaboraram e colaboram com a Pascom Brasilândia. Até a próxima postagem...

Nenhum comentário:

Ocorreu um erro neste gadget

Acessos