sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Pascombras articula ações para 2012

Por Juçara Terezinha, pela Pascom Brasilândia

Em reunião no sábado, 17 de setembro, na Igreja Santa Rita de Cássia, Setor Nova Esperança, a equipe regional da Pascom Brasilândia (Pascombras) refletiu sobre temas relacionados à comunicação da Igreja da Brasilândia.

Depois de um momento de espiritualidade, orientado pela equipe de comunicação da paróquia, Daniel Gomes, jornalista, membro da Pascombras conduziu uma reflexão sobre o uso das mídias sociais no trabalho de evangelização.

Daniel chamou atenção para alguns cuidados com relação ao uso da rede social redes sociais (conjunto de mídias sociais), que tem sido fundamental para agilizar, dinamizar a comunicação, ampliar as informações, ir além do mundo paroquial ou comunitário, para que as lideranças estejam qualificadas a se comunicarem pelas mídias sociais de forma coerente com os princípios da Igreja.

As reflexões geraram debates entre os participantes sobre as dificuldades de manter uma mídia com qualidade e periodicidade, já que há muitas lideranças usando as mídias sociais, como blogs, Twitter e Facebook, de maneira inadequada, e acabam prestando um desserviço à evangelização, principalmente para crianças, adolescentes e jovens, que são os que mais acessam.

Num segundo momento do encontro, Juçara Terezinha, também da equipe regional, apresentou algumas sugestões de trabalho para 2012, com base nas demandas regionais apresentadas no último seminário regional de pastoral, em 10 de setembro. Em quase todas as falas durante o evento a comunicação, a juventude e a presença Igreja nas áreas mais desprovidas apareceram com bastante ênfase, e por isso serão contempladas no projeto da Pascombras em 2012.

De acordo com Juçara, a temática da juventude e comunicação tem sido temas desafiantes para a Igreja, pois as novas tecnologias invadem espaços com muita rapidez. Os jovens, crianças e adolescentes são os que mais utilizam a rede social, e em muitos casos os pais não sabem como lidar com essa nova situação, bem como a Igreja, ainda tímida no uso das mídias.

Nesse contexto, o desafio das lideranças, de acordo com Juçara, é de não só se apropriar das técnicas, mas garantir conteúdos que favoreçam a formação das pessoas e que esteja a serviço da evangelização.

Com base nesses apontamentos, a equipe regional elaborou uma proposta de formação com temas relacionados às mídias sociais, comunicação litúrgica e Igreja Missionária. A meta é desenvolver curso nos setores e na região, além de fortalecer ações e a capilaridade da equipe regional, através de melhor articulação com as equipes de Pascom das paróquias e comunidades.

Ao final do encontro, Anderson Braz, coordenador da Pascombras informou que o curso sobre comunicação litúrgica acontecerá em 28 de novembro, e que a pastoral participará, entre 17 e 19 de novembro, em Jundiaí, do Encontro Regional da Pascom, que terá como foco o estudo do Documento 101 da CNBB sobre “A comunicação na vida e missão da Igreja no Brasil”.

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