quarta-feira, 28 de março de 2012

Portal da Arquidiocese vai abrigar sites das regiões

Daniel Gomes, pela Pascom Brasilândia
a
Os sites das regiões episcopais da Arquidiocese de São Paulo serão agrupados, em layouts padronizados, ao portal da Arquidiocese ainda neste ano. A informação foi divulgada na quinta-feira, 22, em reunião, na Cúria Metropolitana, do Vicariato Episcopal para a Pastoral da Comunicação com os gestores dos sites regionais.
a
De acordo com o cônego Cido Pereira, vigário episcopal para a Pastoral da Comunicação, a mudança foi idealizada pelo cardeal dom Odilo Pedro Scherer, arcebispo metropolitano, e bem aceita pelos bispos regionais.
a
Rafael Alberto, secretário executivo do vicariato, explicou que a meta é potencializar a comunicação das regiões e da Arquidiocese como um todo, incluindo a hierarquização das notícias, conforme a abrangência regional ou arquidiocesana. "A ideia é que a gente concentre tudo no site da Arquidiocese, mas sem perder a autonomia das regiões", destacou.
a
A execução das mudanças estará a cargo da Divisão de Tecnologia da Informação (DTI), da PUC-SP. O diretor da divisão, Victor Emmanuel Sousa Vicente, explicou que será montada, a partir das sugestões dos gestores dos sites regionais, uma arquitetura comum que permita maior agilidade de navegação e identificação dos conteúdos pelos mecanismos de busca da internet.
a
"A grande vantagem é para o usuário, que ao acessar o site para procurar uma paróquia, um padre, uma informação, vai encontrar tudo que tiver nesta base única", explicou Victor, destacando que todas as informações hoje existentes nos sites das regiões serão agrupadas no portal, em uma "a arquitetura com a hierarquia de acesso, navegação e conteúdo, de forma totalmente integrada".

Sobre os possíveis benefícios da mudança, Victor citou a experiência da própria PUC-SP. Em 2007, o número de acessos nos sites próprios das divisões e departamentos da universidade foi de 6 milhões; já no ano passado, com os sites padronizados e agrupados no portal da universidade, a quantidade de acessos foi 14,5 milhões.
a
Os gestores dos sites regionais acolheram a proposta com entusiasmo, mas reafirmaram o desejo de autonomia para postar textos, fotos, vídeos e áudios nas páginas das regiões. Victor garantiu que essa autonomia é possível, bem com a customização da página de cada região.
a
Cada gestor regional vai enviar ao Vicariato uma proposta de arquitetura para a página regional a ser criada, levando em conta o que funciona bem nos atuais sites regionais e o que pode ser aprimorado. As observações serão repassadas ao DTI.
a
De acordo com Rafael Alberto, não há um prazo determinado para a implantação dos sites das regiões no portal, mas a perspectiva é que isso aconteça nos próximos quatro meses.
a
Essa é a segunda etapa de reestruturação do portal. A primeira foi concluída em julho de 2011, com o lançamento do portal, mais dinâmico e interativo que o anterior. Haverá ainda uma terceira fase, com a padronização dos sites paroquiais para incluí-los no portal. As tratativas com os padres para viabilizar essa mudança devem começar em maio ou junho.

Nenhum comentário:

Acessos