quarta-feira, 4 de abril de 2012

Jovens da Brasilândia acolhem Cristo e manifestam suas cruzes

Por Karla Maria, reportagem publicada no O SÃO PAULO

2000 anos depois de Cristo ter sido pregado na cruz, a juventude da periferia ainda carrega as suas. “A gente vê tantos jovens na rua marginalizados pela violência, bebida, drogas...”, o desabafo é de Jaime Miranda Rodrigues, 20 anos, coordenador da Pastoral da Juventude no Setor Freguesia do Ó.

Jaime é também coordenador do Grupo Jovens do Ó, da Paróquia Nossa Senhora da Expectação, um dos 60 da Freguesia que lotaram um ônibus com destino ao Mercado Municipal de Pirituba, para a caminhada da juventude com o bispo, dom Milton Kenan Júnior, no Dia Mundial da Juventude, celebrada nos Domingos de Ramos.

Eram cerca de 500, já em clima de Jornada Mundial da Juventude, com oração em procissão, rumo à Paróquia São Luiz Gonzaga, para a celebração do Domingo de Ramos. A Paixão do Senhor foi proclamada por meninas, jovens da Paróquia São Judas Tadeu, Vila Miriam; a animação, o canto ficou por conta da juventude da Paróquia Nossa Senhora da Paz e comentário com o Ministério Jovem da RCC da região. Durante sua homilia, dom Milton Kenan Júnior, bispo auxiliar na Região Episcopal Brasilândia, convidou os jovens a seguirem o exemplo de Jesus Cristo.

“Jesus na Cruz é para nós modelo a ser imitado. Para você jovem que busca a felicidade. Vamos juventude, não vamos nos deixar seduzir pelos caminhos fáceis”, disse lembrando das ciladas em que muitos caem: alcoolismo, drogas, violência. A Pastoral do Menor da Arquidiocese de São Paulo, que trabalha em defesa da vida de crianças e adolescentes também marcou presença na celebração.

Ao final da celebração, dom Milton convidou a juventude da região a se preparar para bem acolher os peregrinos que participarão da Pré-jornada. Estima-se que a Arquidiocese receba mais de 150 mil jovens. Para Leandro Silva, referência da PJ na Brasilândia, “temos clareza que a Jornada Mundial da Juventude é um grande momento e um evento que acolhe o ícone e a Cruz, a PJ busca introduzir em sua mística os ícones da JMJ, afinal nós somos e estamos em comunhão com a Igreja”.

Em carta dirigida à juventude, o papa Bento 16 orientou aos jovens “Alegrai-vos sempre no Senhor!” (4,4) - tema do Dia Mundial da Juventude nos é dado de uma exortação da Carta de São Paulo apóstolo aos Filipenses. “Busquem a alegria no Senhor: a alegria da fé, é reconhecer cada dia sua presença, sua amizade: “O Senhor está próximo!” (Fil 4,5); é colocar nossa confiança Nele, é crescer no conhecimento e no amor Dele”, escreveu em sua mensagem aos jovens.

Nenhum comentário:

Acessos