quarta-feira, 27 de junho de 2012

Brasilândia inicia peregrinação da réplica da Cruz da JMJ

Por Juçara Terezinha, pela Pascom Brasilândia
(Foto: Catarina Spilla)
a
Com a expectativa da realização da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), que acontece de 23 a 28 de julho de 2013 no Rio de Janeiro, o setor juventude da Região Brasilândia realizou no domingo, dia 24, uma celebração que marcou o início da peregrinação da réplica da cruz da JMJ.
a
A missa foi animada, festiva, com muita criatividade. Muitas bandeiras, cartazes, cânticos e gritos de ordem marcaram o evento que aconteceu na Paróquia São Luís Gonzaga, Setor Pereira Barreto, presidida pelo bispo regional, dom Milton Kenan Júnior.
a
No início, dom Milton acolheu a todos os jovens com carinho e entusiasmo e disse: “hoje a nossa tarde tem sabor de jornada mundial de juventude”. 
a
A réplica da Cruz da JMJ foi levada até o altar por um grupo de jovens, que motivados pelo jovem José Elias, da Comunidade Missão Mensagem da Paz, convocou a assembleia a fazer a acolhida da cruz.
a
Durante a homilia, dom Milton fez menção à festa da Natividade de São João Batista, que apresenta a missão de preparar os caminhos. O bispo lembrou que a jornada mundial já se iniciou na cidade de São Paulo e que a Igreja espera muito da juventude.
a
“São vocês, jovens, que vão continuar o trabalho de evangelização. Por isso, vocês, jovens, são os personagens principais. Mas a jornada deve ecoar por toda a Igreja e apontar uma sociedade justa e igualitária”.
a
A Cruz é um dos símbolos da jornada, e a original foi entregue aos jovens de todo mundo pelo papa João Paulo 2°, em 1984, na praça de São Pedro, no Vaticano, por  ocasião do Ano Santo da Redenção.
a
Em 1985 foi declarado Ano Internacional da Juventude pelas Nações Unidas. Em março, houve outro encontro internacional de jovens no Vaticano e no mesmo ano o Papa anunciou a instituição da Jornada Mundial da Juventude.
a
Todos os anos, a jornada acontece em âmbito diocesano, celebrada no Domingo de Ramos e, com intervalos que podem variar entre dois e três anos, são feitos os grandes encontros internacionais.
a
Ao final da missa, dom Milton também falou sobre a importância da articulação das paróquias para acolher jovens de todo o mundo, durante a semana missionária, que será realizada de 17 a 21 de julho, do próximo ano, antecedendo a JMJ.
a
“É um momento importante de rearticulação das juventudes na nossa região. Por isso, conclamo a todos e todas para dedicarem tempo, esforço no sentido de acolher bem os jovens que estarão em missão na nossa região”.
a
Dom Milton ainda procedeu à bênção da replica da Cruz e entregou para os jovens da Paróquia São Judas Tadeu, Setor Nova Esperança. O momento da saída da Cruz foi de muita emoção, com muitas palmas, gritos que ecoaram por todos os cantos da Brasilandia.
a
A coleta da celebração foi entregue pelo padre Ricardo Pedro Pieroni, pároco da São Luís Gonzaga, ao bispo regional para iniciar os fundos de recursos para auxiliar os jovens que irão para a JMJ no Rio de Janeiro.
a
O evento contou com a cobertura de diversas mídias alternativas e foi transmitido pela webtv WEM (www.mensagemdepaz.org.br), onde estão disponíveis os vídeos e as fotos da celebração. Outras informações sobre o itinerário da Cruz podem ser obtidas na cúria regional, pelo telefone (11) 3924-0020 ou pelo e-mail jmj2013@rebra.uol.com.br

Nenhum comentário:

Ocorreu um erro neste gadget

Acessos