quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Lideranças da Brasilândia participam de reunião do CRP

Por Anderson Braz, pela Pascom Brasilândia
(Edição: Daniel Gomes)
a
Na manhã do sábado, 18 de agosto, aconteceu a reunião do Conselho Regional de Pastoral (CRP), na Paróquia São Luís Gonzaga, no bairro de Pirituba. A atividade foi iniciada com acolhida feita pelo padre Valdiran Ferreira dos Santos, coordenador regional de pastoral, que convidou a todos a rezarem a oração “missão é partir”, escrita por dom Hélder Câmara.
a
A primeira pauta do dia foi a avaliação do debate com os candidatos à Prefeitura de São Paulo, realizado em 11 de agosto na quadra da Associação Amigos de Parada de Taipas. Aguinaldo Lima, do núcleo regional da Cáritas, que moderou o debate, avaliou o encontro como uma ação positiva e que teve grande repercussão dentro e fora da Igreja, com repercussões na grande mídia como TV Globo, jornal Folha de S. Paulo.  Aguinaldo pontuou que as regras impostas foram respeitadas pelos candidatos, o que evitou pedidos de tempo réplicas ou tréplicas.
a
Foi mencionada com muito positiva a transmissão ao vivo feita pelas rádios comunitárias Cantareira e Ágape. “Isso foi um ganho em acompanhamento de proposta dos candidatos para quem não pode estar presente”, avaliou Aguinaldo.
a
Por conta da repercussão do evento, dom Milton Kenan Júnior, bispo regional, cogita promover um encontro no mês de setembro com os candidatos a vereadores que circundam as lideranças da região. A meta é ouvir as propostas que possuem. Devem ser convidados 15 candidatos para esse encontro, que começara a ser estruturado na quinta-feira, 23 de agosto, em uma reunião da Pastoral Fé e Política.  
a
A sequência da reunião tratou dos preparativos para a participação da Região Brasilândia na Jornada Mundial da Juventude. Leandro Silva, da Pastoral da Juventude regional, explicou a ausência de informação e lamentou que ‘ruídos’ estejam acontecendo em âmbito arquidiocesano quando há necessidade de maiores esclarecimentos sobre a JMJ e da Semana Missionária que a antecederá.
a
Fernando Baptista, da Comunidade Missão Mensagem de Paz, pediu ação urgente dos setores que não organizaram suas equipes paroquiais para a JMJ, destacando que se estiverem organizadas ficará mais fácil a articulação.  “Alguns setores não nos deram um retorno, embora saibamos que muitos já caminharam como Cântaros e Jaraguá, mas necessitamos que em nossa região a comunicação aconteça via essa comissão”, expressou.
a
Outro assunto tratado na reunião foi a organização para a missa de jubileu de 25 anos de ordenação sacerdotal de dom Milton Kenan Júnior, que será realizada no domingo, 2 de setembro, às 15h, na Paróquia São Luís Gonzaga.  De acordo com padre Marcos Câmara, dom Milton pediu uma missa simples, com rituais e leituras do dia.
a
Também esteve em pauta a realização dos mutirões bíblicos, que serão realizados pelos setores em 30 de setembro. Pediu-se um aprofundamento do estudo bíblico e a utilização de uma linguagem mais popular no documento do 11º Plano Arquidiocesano de Pastoral da Arquidiocese, em elaboração. Destacou como positivo que desta vez a proposta está vindo de baixo para cima, sendo construída em conjunto, conforme comentou o diácono Franco Abelardo.
a
Ao final da reunião, padre Valdiran pediu à Pascombras o auxilio para que se trace um panorama sobre como andam as iniciativas pastorais propostas e iniciadas durante o 1° Congresso de Leigos, realizado em 2010, a fim de que este conhecimento chegue à assembleia regional e sirva de base para na elaboração do novo plano pastoral. A próxima reunião do CRP está agendada para 29 de setembro, às 9h, na Paróquia Nossa Senhora Aparecida, localizada na Rua Luciano D`Amore, 47, na Vila Souza.

Nenhum comentário:

Acessos