quinta-feira, 25 de abril de 2013

Pascom Brasilândia realiza encontro de Comunicação

Reportagem: Daniel Gomes (texto) e Ricardo Luciano (fotos)
a 
Com o propósito de explicar a estrutura da comunicação da Igreja no Brasil e conhecer os desafios e experiências comunicativas das paróquias e comunidades da Brasilândia, a Pascom da região realizou no sábado, dia 20, na Creche Azul, em Taipas, um encontro com agentes da pastoral nas paróquias e com pessoas que queiram ajudar a implementá-la nas comunidades.
a
Na abertura da atividade, Anderson Braz, coordenador regional da Pascom, apontou que desde a eleição do papa Francisco, a Igreja tem ampliado interesse por uma comunicação mais próxima das pessoas, e salientou que todos os agentes da Pascom, como formadores de opinião, devem ter “a mente aberta sobre a comunicação que têm feito”.
a
Na sequência, padre Cilto José Rosembach, assessor regional da pastoral, explicou a estruturação da comunicação da Igreja no país e comentou que a Pascom está alicerçada nos eixos de formação, articulação, espiritualidade e produção, que constituem elementos para que o comunicador anuncie a boa nova de Jesus em consonância com os princípios cristãos.
a
O assessor enfatizou que comunidades, paróquias, grupos e organizações da Igreja não podem considerar que por terem um veículo de comunicação – jornal impresso, blog ou site - já estejam fazendo pastoral de comunicação, uma vez que esta pastoral tem uma missão mais ampla, de explicitar o sentido do Reino de Deus nas ações comunicativas, de se inserir nas mudanças culturais provocadas pelas tecnologias e de privilegiar o homem enquanto sujeito de comunicação.
a
Anderson Braz apresentou a estruturação da Pascom na Arquidiocese de São Paulo e lembrou que são feitas reuniões mensais com representantes de todas as regiões episcopais para refletir sobre a realidade da pastoral em âmbito arquidiocesano. Disse ainda que na Brasilândia a pastoral tem trabalhado para aprimorar o fluxo de informação entre as comunidades e paróquias com a Pascom regional e também junto ao bispo auxiliar da Arquidiocese de São Paulo para a Brasilândia, dom Milton Kenan Júnior.
a
Durante o encontro, houve ainda a apresentação dos trabalhos realizados pela Pascom Brasilândia, tais como atualização de blog e de Facebook, informes por e-mail, reportagens impressas e radiofônicas, todos priorizando uma linguagem objetiva, criativa e não superficial.
a
Na parte final da atividade, os agentes pastorais das paróquias Nossa Senhora da Conceição, São Francisco de Assis, Santa Isabel e Santa Luzia, Santos Apóstolos, São Judas Tadeu e Imaculado Coração de Maria partilharam com a equipe regional as experiências pastorais comunicativas que têm realizado e refletiram sobre como integrar o que fazem como as diretrizes da pastoral na região.

Nenhum comentário:

Acessos