quinta-feira, 16 de maio de 2013

Paróquia na Brasilândia terá Catequese inclusiva

Reportagem: Daniel Gomes/Pascom Brasilândia
a
No segundo semestre deste ano, a Paróquia Nossa Senhora das Dores, em Taipas, no setor Jaraguá da Região Brasilândia, dará início a uma turma de Catequese inclusiva, aberta para todas as crianças e adolescentes com deficiência auditiva (total ou parcialmente) das paróquias da região.
a
De acordo com Terezinha Bezerra da Silva, professora e catequista responsável pela turma inclusiva, a meta é formar um grupo com aproximadamente dez catequizandos, que, durante um ano e seis meses, participarão dos encontros específicos de Primeira Eucaristia, aos sábados, por meio da Língua Brasileira de Sinais (Libras), da prancha de comunicação (baseada em códigos e desenhos) e da língua portuguesa. “O que faremos é uma interpretação dos textos para os catequizandos”, esclareceu.
a
Terezinha (na foto aparece com uma turma de catequese convencional concluída em 2011), que possui formação para atuar com crianças surdas ou que tenham deficiências que atrapalhem no processo comunicativo, comentou que para a Catequese inclusiva ter êxito é indispensável a participação dos pais.
a
 “O ideal é que eles também consigam se comunicar com a criança surda, porque há pais que não conseguem, a família não sabe Libras, fica mais complicado”, avaliou.
a
As inscrições de crianças e adolescentes para essa turma de Catequese podem ser feitas na secretaria da Paróquia Nossa Senhora das Dores (Avenida Elísio Teixeira Leite, 7.400, Taipas), de terça a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h, e aos sábados, das 8h às 18h - é necessário apresentar as certidões de nascimento e de Batismo do catequizando. Outras informações em (11) 3971-5386.

Nenhum comentário:

Acessos