sexta-feira, 6 de setembro de 2013

Setor Jaraguá reúne paróquias no Mutirão Bíblico

Por Renata Moraes, pela Pascom Brasilândia
a
“Alegrai-vos comigo. Encontrei o que havia perdido!” (cf Lc 15). À luz do tema extraído do texto do Evangelho de Lucas, fiéis das paróquias pertencentes ao Setor Jaraguá, assim como o fizeram leigos, religiosos e padres de outros setores pastorais, celebraram juntos o Mutirão Bíblico, na tarde do domingo, dia 1º, na Área Pastoral Santo Antônio (antigo CJ), no Parque Taipas.
a
Motivado pelo padre Reinaldo Torres, o Mutirão começou com uma reflexão sobre o estudo do mês de setembro dedicado ao Evangelho de Lucas. “É uma proposta da Igreja para aprofundarmos os ensinamentos de Jesus e um convite para colocarmos em prática sua experiência de fé e de vida”, destacou.
a
Em seguida, um jovem de cada paróquia do Setor representou o evangelista São Lucas. O primeiro Lucas, interpretado por um jovem da Área Pastoral Parque Taipas, ajudou o povo a refletir sobre o sentido da alegria na caminhada da Igreja.
a
Na sequência, foi entronizada a Bíblia, pela juventude do Parque Taipas. Os fiéis da Paróquia Nossa Senhora da Paz ajudaram a refletir sobre a presença de Maria, e um jovem representando Lucas bradou: “Maria, uma mulher que partilha as dores e as alegrias do seu povo”. Após essa reflexão, houve a encenação da visita de Maria a sua prima Isabel e a visita do Anjo Gabriel.
a
A presença do Espírito Santo foi relatada pelo jovem Lucas da Paróquia Nossa Senhora da Conceição. Lendo a passagem de Lucas, sobre a presença do Espírito Santo. “E Jesus, cheio do Espírito Santo, voltou do Jordão e foi levado pelo Espírito ao deserto.”
a
Em seguida, a juventude da Paróquia Nossa Senhora das Dores ajudou a refletir sobre a ação salvífica de Jesus e a preferência pelos pobres para receber e anunciar os sinais da salvação de Deus. Já os jovens da Paróquia Cristo Libertador refletiram sobre a vivência da prática do amor e da justiça por meio da conversão que Jesus pediu e São Lucas relatou em seu Evangelho.
a
A misericórdia de Deus como sinal de serviço ao próximo foi refletido pelo jovem Lucas da Paróquia Nossa Senhora Mãe e Rainha. Por fim, com o tema da experiência com o Cristo Ressuscitado, na passagem bíblica dos discípulos de Emaús, foi apresentado pelos jovens da São Luis Maria Grignion de Montfort.
a
Em entrevista, padre Reinaldo, pároco da Nossa Senhora Mãe e Rainha, destacou a importância do Mutirão no Setor. “É um momento forte na vida das comunidades e paróquias, das pastorais e movimentos. Por meio do estudo bíblico, fortalecemos nossa caminhada de vida e de fé”.
a
O Padre comentou também como foi feita a preparação do evento. “Refletimos o caminho proposto por Jesus a partir do Evangelho de Lucas, aprofundando o tema ‘Alegrai-vos comigo. Encontrei o que havia perdido!’ (cf Lc 15). A partir dessa consciência e aproveitando o clima da JMJ, chamamos os jovens para nos ajudar nas apresentações. De forma simples, descontraída e atualizada, exploramos o caminho da comunidade, a presença de Maria, a unção de Jesus, sua a ação salvífica, o sentido da conversão, a misericórdia como serviço ao próximo e o encontro com o Ressuscitado”. 
a
Ao fim do momento celebrativo, os padres do setor Jaraguá abençoaram as bíblias que foram doadas pelas paróquias para ser sorteadas entre as comunidades do Setor.

Nenhum comentário:

Acessos