sexta-feira, 31 de julho de 2009

As lições do 12° Intereclesial das CEBs

Reúna representantes de 272 dioceses do Brasil, integrantes de mais de 100 mil comunidades, participantes de 17 países da América Latina e observadores da Europa, Estados Unidos e Japão. No total, mais de três mil pessoas. Agora, acolha-os às margens do Rio Madeira, em meio à realidade sofrida da população ribeirinha e das comunidades indígenas de Porto Velho, RO.

Foi nesse cenário que os integrantes das CEBs, Comunidades Eclesiais de Base, promoveram o 12° Intereclesial, entre os dias 21 e 25 de julho. Do ventre da terra, o grito que veio da Amazônia deixou muitas lições aos participantes e que deverão ser partilhadas, para que haja uma reflexão sobre o papel de cada cristão na construção do tempo presente e futuro.

No Intereclesial, houve a constatação de que a humanidade está em meio a uma crise de sustentabilidade. O estilo de vida dos centros urbanos, pautado em um consumismo desenfreado, promove a degradação incontrolável da natureza e gera prejuízos a vida no presente e danos incalculáveis às gerações futuras. Diante disso, houve um consenso de que se faz urgente uma profunda avaliação dos atos do hoje e dos impactos que poderão causar aos homens do amanhã.

O diálogo interreligioso é uma das chaves para uma vida mais harmônica dos diversos povos. Respeitar as diversidades religiosas e culturais pode acrescentar muito, em sabedoria, ao estilo de vida descompassado das grandes cidades. Entender, como os indígenas, que somos nós que precisamos da natureza, e não o contrário, é fundamental.

No Intereclesial, o alerta para uma nova espiritualidade cristã também foi deixado: o ardor missionário e a coerência entre os atos cotidianos e a profissão de fé, devem sobrepor-se às devoções individualizadas. Nesse sentido, uma frase do arcebispo de Porto Velho, Moacyr Grechi, resume o desafio missionário de cada cristão: “Gente simples, fazendo coisas pequenas, em lugares pouco importantes, conseguem mudanças extraordinárias”.

Nenhum comentário:

Acessos