sexta-feira, 29 de março de 2013

CRP Brasilândia faz encaminhamentos

Por Juçara Terezinha, pela Pascom Brasilândia
(Edição: Daniel Gomes)
a
O Conselho Regional de Pastoral (CRP) da Brasilândia reuniu-se no sábado, dia 23, no centro pastoral da Paróquia Santa Rosa de Lima, no Setor Perus, para articular encaminhamentos de ações pastorais da região. O encontro foi mediado pelo padre Valdiran Ferreira dos Santos, coordenador regional de pastoral, que conduziu a mística inicial, que levou à reflexão sobre a vida dos nordestinos afetados pela atual seca e as migrações a que são forçados a fazer por conta disso.
a
Na sequência, passou-se aos relatos do andamento das atividades desenvolvidas pelos setores pastorais, especialmente por conta dos preparativos para a Semana Missionária na região e da ida de delegações para a Jornada Mundial da Juventude, em julho, no Rio de Janeiro. Em alguns setores, o cadastramento das famílias acolhedoras de peregrinos da Semana Missionária já está finalizado.
a
O ponto de destaque da reunião foi sobre o estudo do 11º Plano de Pastoral da Arquidiocese. Um resumo de quatro paginas foi lido e comentado pelos membros do conselho. O documento apresenta alguns pontos importantes que merecem uma resposta mais eficaz, como, por exemplo, ser uma Igreja que tenha iniciativas em comum e que em 2013, especificamente, esteja atenta ao Ano da Fé e à Jornada Mundial da Juventude; além de outras iniciativas que estão em plena sintonia com a proposta de evangelização, tais como uma Igreja em estado permanente de missão (que sai e proclama a fé, com forte emoção missionária); Igreja: comunidade de comunidades (reflexo da trindade, elemento constitutivo da vida cristã); Igreja de evangelização dos Jovens (comprometida com a formação das novas gerações, com destaque para o uso das mídias sociais no processo de evangelização).
a
Entre as diversas opiniões dos participantes sobre o 11º Plano, ressaltou-se que ter um plano construído coletivamente favorece a organização da vida da Igreja, bem como o diálogo, a reflexão e a tomada de decisões de maneira mais democrática. Duas pessoas foram indicadas para acompanhar um grupo formado com representantes de todas as regiões para pensar uma metodologia de implantação do 11º Plano nos setores e paróquias: Andréa Guarnieri, das CEBs regional, e Juçara Terezinha Zottis, da Pascom Brasilândia.
a
Outro ponto tratado na reunião foi a preocupação com o material para a preparação do Mutirão Bíblico, que acontecerá em setembro. A equipe regional das CEBs destacou a necessidade de fazer o trabalho de reflexão sobre o mutirão desde já.

Nenhum comentário:

Acessos